O Primeiro Cinema de Atibaia

Márcio Zago

Depois do sucesso alcançado pelo “Recreio Cinema”, que funcionou de 19 de novembro de 1910 a 17 de dezembro de 1911, seus proprietários sentiram-se animados a construir o primeiro cinema de Atibaia. Até então as exibições regulares aconteciam no Teatrinho do Mercado, um espaço alugado e adaptado para esta função, mas que ainda não era um cinema “de verdade”, e sim um teatro que também exibia filmes. Em outubro de 1911 “O Atibaiense” publicou as primeiras matérias sobrea construção de um novo espaço exibidor.
Este sim, um cinema! Neste artigo surge a expressão “Pavilhão do Cinema” ao se referir à construção. O termo popularizou-se e mesmo depois de pronto o novo “Recreio Cinema” (como deveria se chamar) continuava a ser tratado como “Pavilhão do Cinema”, ou “Pavilhão do Recreio Cinema”passando então a ser nomeado“Pavilhão Recreio Cinema”.
Para a inauguração, que aconteceu no dia 24 de dezembro de 1911, o jornal publicou: “(…) Hoje, às 8 horas da noite terá lugar a inauguração do confortável Pavilhão, estando reservada para este ato a fita intitulada ZICOMAR que tem causado o maior sucesso nos principais cinemas da Europa, América do Norte e do Sul, principalmente nos estados do Rio e São Paulo. Essa fita é um primor da arte dramática, o espectador fica extasiado, parecendo ver a realidade. É esplendida e emocionante. Além dessa fita, que ocupa três partes, serão exibidas mais cinco, todas escolhidas especialmente para o dia de hoje.
A Empresa Oliveira & Freire deve estar satisfeitíssima pelo acolhimento do público, pois a casa já esta toda passada, constando-nos que as encomendas já excederam a lotação. O Pavilhão está um “bijout”: muito confortável e montado com bastante capricho. A sua conclusão depende de pouca coisa”.
O novo empreendimento já contava com a comodidade da luz elétrica, inaugurada em 1907, e anunciava: “A iluminação interna será feita por lâmpadas de filamento metálico, com força de 3.000 velas aproximadamente”. Dias depois da inauguração outra matéria informava: “Com grande animação realizou-se no dia 24 do expirante a inauguração do Pavilhão, o qual apresentava um aspecto deslumbrante. Os lugares eram disputadíssimos quer na plateia, varanda e galeria. No dia 25, segundo dia de espetáculo a enchente foi a mesma (enchente era como nomeavam lotação).
No dia 26 outra grande enchente; no dia 27 devido ao desarranjo na iluminação não foi possível haver o espetáculo anunciado. No dia 28, mesmo com o tempo péssimo, houve casa regular. Para hoje está anunciado um variado espetáculo estando reservado ao público várias surpresas em fitas de grandes sensações em dramáticas naturais e cômicas”. O “Pavilhão Recreio Cinema”, o primeiro cinema de Atibaia tinha uma lotação inicial de 620 lugares assim divididos: 380 na plateia, 100 lugares na varanda e 140 na galeria. Depois de inaugurado, 16 camarotes foram concluídos, comportando mais 70 cadeiras, totalizando 690 espectadores. Uma façanha se levarmos em conta que no perímetro urbano a cidade não possuía mais do que 2.000 habitantes!Fato que demonstra a grande paixão dos moradoresde Atibaia (e região)pela nova linguagem, o arrojo dos empresários da Oliveira & Freire (Alberto de Oliveira e Deoclides Freire) e principalmente o pioneirismo da cidade na área cinematográfica.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.