Novo tomógrafo da Santa Casa de Atibaia garante mais agilidade e precisão nos exames

Equipamento computadorizado torna o exame extremamente rápido e com melhor resolução de imagem.

Desde que a Prefeitura da Estância de Atibaia decretou intervenção na Santa Casa da cidade, por meio de uma comissão, no final de junho, muitas são as melhorias observadas na prestação de serviços à população. Entre elas está a disponibilidade de equipamentos novos e modernos que garantem mais agilidade e precisão na realização de exames.

Um grande exemplo desta melhoria é a contratação de um moderno tomógrafo GE BrightSpeed 16 canais, tendo a mesma quantidade de canais usada pelos hospitais da região, com alta qualidade de imagem. A tomografia computadorizada é um exame de imagem de extrema importância, pois auxilia no diagnóstico de diversas doenças, avaliando assim seu grau de gravidade. Por meio deste exame, que é um dos mais solicitados em vários países, podem ser identificados tumores, fraturas, AVC (acidente vascular cerebral), nódulos e outras patologias.

O aparelho é de última geração e tem a capacidade, por exemplo, de realizar uma avaliação completa de tórax em apenas dez segundos. Ele possui 16 canais, o que torna o exame com melhor resolução de imagem e muito rápido, o que irá garantir maior oferta aos usuários da rede pública de saúde. Para os exames de tomografia em geral, o tempo de realização era de até uma hora e hoje passou para uma média de 10 minutos, qualificando e reduzindo o tempo de exposição do paciente.

Além do tomógrafo, chegaram um raio-x fixo e um raio-x portátil. Com os novos equipamentos, é possível proporcionar a implantação do processamento de imagem DR (Radiologia Digital Direta), que gera automaticamente a imagem e envia diretamente ao computador. Com isso, foi reduzido o tempo de processamento que antes era realizado pelo método CR (Radiologia Computadorizada), em que um leitor de placas faz a transferência do exame para o computador, levando algum tempo para que esse processo aconteça. Agora, o técnico que realiza o exame visualiza a imagem na tela do computador sem sair da cabine.

A gestão da Santa Casa de Atibaia está há três meses a cargo de uma comissão intervencionista – uma equipe técnica constituída por servidores públicos com o objetivo de melhorar os serviços prestados, especialmente a assistência hospitalar. Essa nova comissão realizou um estudo de viabilidade e concluiu a necessidade da troca do modelo anterior de contratação para um novo contrato de prestação de serviços, possibilitando a vantagem de aquisição de novos equipamentos mais modernos e aumento do quantitativo de oferta para exames de urgência e eletivos.

Entre outros benefícios para a população de Atibaia com as mudanças na Santa Casa está a nova recepção em funcionamento, reestruturada para melhor atendimento dos pacientes. A Administração Municipal também já anunciou que a Santa Casa receberá uma nova maternidade, com atendimento mais humanizado para as mães e seus filhos. A reformulação do equipamento permitirá utilizar o espaço da atual maternidade para ampliar o Pronto-Socorro.

A Santa Casa vem intensificando, ainda, a marcação de exames, cirurgias e consultas, inclusive aos finais de semana, para agilizar os atendimentos, em um trabalho da Secretaria de Saúde para reduzir as filas do município.

Conforme lembra a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, nos últimos anos Atibaia cresceu consideravelmente e, apesar dos investimentos expressivos do Poder Executivo na área de saúde, a estrutura hospitalar existente hoje na Santa Casa não apresenta mais capacidade física para ampliação de maneira a acompanhar a evolução de demanda que vem sendo observada. Diante desse cenário, a Prefeitura havia iniciado a construção de um Hospital Municipal (com cerca de 150 leitos e três vezes maior que a Santa Casa) com o objetivo de solucionar essa equação. No entanto, o seu processo de construção foi interrompido por uma ação judicial.