Secretaria de Saúde faz mutirão de cirurgias, exames e consultas para reduzir fila em Atibaia

Com recursos do governo estadual e em parceria com a Santa Casa, ação agiliza cirurgias eletivas, exames e consultas com especialistas neste 2º semestre.

No último domingo (21), foram realizadas na Santa Casa de Atibaia 20 cirurgias de vasectomia. No domingo que vem, outros procedimentos do mesmo tipo já estão agendados. E assim será nos próximos meses, com a marcação de exames, cirurgias e consultas também aos finais de semana para agilizar os atendimentos, em um trabalho da Secretaria de Saúde para reduzir as filas do município.

No final do mês de junho a Prefeitura de Atibaia implantou um novo modelo de gestão na Santa Casa, sob a responsabilidade de uma comissão intervencionista – uma equipe técnica constituída por servidores públicos com o objetivo de melhorar os serviços prestados, especialmente a assistência hospitalar.

Com muitos procedimentos e exames retidos na pandemia, a Secretaria de Saúde não vem medindo esforços e está intensificando os serviços visando facilitar o acesso da população à saúde e potencializar o atendimento em Atibaia. A parceria com a Santa Casa será de grande valia neste momento e a mobilização incluirá cirurgias eletivas, exames e consultas através de repasses e programas do Governo do Estado de São Paulo destinados para esse apoio.

Além das cirurgias de vasectomia, outros procedimentos estão sendo marcados para os finais de semana. As consultas com os especialistas acontecerão aos sábados, com 12 horas de atendimento. E os exames, incluindo MAPA, Holter, teste ergométrico, endoscopia, colonoscopia e eletroencefalograma, cuja demanda no município está grande, estão sendo conveniados junto à Santa Casa, de modo a reduzir a fila de espera.

A Secretaria de Saúde de Atibaia ressalta que os pacientes que estão sendo atendidos passaram por uma série de procedimentos prévios e já estavam qualificados para as cirurgias.

Intervenção municipal na Santa Casa de Atibaia
Depois de quase dois meses de intervenção na Santa Casa, muitos são os benefícios para a população de Atibaia. Além da nova recepção em funcionamento, reestruturada para melhor atendimento dos pacientes, a Administração Municipal já anunciou que a Santa Casa receberá uma nova maternidade, com atendimento mais humanizado para as mães e seus filhos. A reformulação do equipamento permitirá utilizar o espaço da atual maternidade para ampliar o Pronto-Socorro.

Conforme lembra a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, nos últimos anos Atibaia cresceu consideravelmente e, apesar dos investimentos expressivos do Poder Executivo na área de saúde, a estrutura hospitalar existente hoje na Santa Casa não apresenta mais capacidade física para ampliação de maneira a acompanhar a evolução de demanda que vem sendo observada. Diante desse cenário, a Prefeitura havia iniciado a construção de um Hospital Municipal (com cerca de 150 leitos e três vezes maior que a Santa Casa) com o objetivo de solucionar essa equação, no entanto, o seu processo de construção foi interrompido por uma ação judicial.