Estudante de Atibaia assume como secretário geral da UPES

Estudante de Atibaia tomou posse como secretário geral de entidade estudantil histórica. É Ricardo Botto, que desde 28 de julho é secretário geral da União Paulista dos Estudantes Secundaristas. Além dele, foram empossados os demais membros da diretoria e a nova presidenta, Luiza Martins. A UPES é entidade que há 73 anos se organiza por avanços na educação pública, gratuita e de qualidade, buscando representar os estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico do Estado de São Paulo.

Em 2015, a UPES coordenou a ocupação de centenas de escolas em protesto ao fechamento das mesmas. Em 2016, os secundaristas ocuparam a Assembleia Legislativa de São Paulo para exigir a CPI da Merenda. Mais recentemente, encabeçaram a luta pelo ensino na pandemia com a luta pela manutenção do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Projeto de Lei que garante celulares a estudantes da rede pública de ensino.

Em seu discurso de posse, Ricardo Botto convocou os militantes para continuarem na luta pela educação do Estado, há anos precarizada. Nascido em São Paulo, ele é estudante da Escola Estadual Major Juvenal Alvim, membro da Juventude do Partido dos Trabalhadores e integrante do Coletivo Para Todos. Será o primeiro representante de Atibaia a integrar a direção executiva da organização. A nova diretoria da UPES terá a missão de comandar a entidade pelo próximo biênio, que promete ser de grandes transformações para São Paulo e para o Brasil.