Atibaia apoia programa de inovação, empreendedorismo e cultura startup

Por meio do Conecta Atibaia, município está preparando treinamento para impulsionar atividades econômicas inovadoras.

Foto/SECOM

No final de março, a Prefeitura de Atibaia lançou o programa Conecta Atibaia, ação que tem como objetivo conectar empresas, empreendedores, agronegócio, pessoas em busca de oportunidades, instituições de ensino e pesquisa, turismo e toda a cadeia produtiva num grande e importante hub de Tecnologia & Inovação. Por meio do Conecta Atibaia, o município está preparando agora um programa de treinamento sobre inovação, empreendedorismo e cultura startup, visando a criação de um ambiente de negócios inovadores.

O programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC busca oferecer ao empreendedor de Atibaia uma imersão na cultura startup, ensinando novas técnicas para que ele consiga encontrar uma oportunidade de mercado, validar seu modelo de negócios e conectar-se com tudo aquilo que possa ser relevante para o crescimento.

O treinamento gratuito consiste em uma série de eventos para capacitação e network, voltado a um público amplo, incluindo munícipes que possuem uma boa ideia e não sabem por onde começar ou a quem procurar para empreender, ou que já empreendem de forma intuitiva e desejam se estruturar para ter sucesso com suas marcas.

O primeiro passo para o programa em Atibaia está sendo dado com a criação do Comitê de Inovação, que vai participar do planejamento e acompanhamento de toda a iniciativa. O programa de treinamento sobre inovação, empreendedorismo e cultura startup vai proporcionar um ambiente favorável para que o compartilhamento de conhecimento possa gerar mais inovação e novos negócios na cidade.

Com o programa, Atibaia oferece uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para seus cidadãos e demonstra estar aberta e preparada para novas oportunidades de negócio, emprego e renda. Com sua veia empreendedora, Atibaia inaugurou em 29 de julho o primeiro coworking público da cidade: o Atibaia Working, com o objetivo de atender empreendedores e quem estiver interessado em desenvolver, aprender, gerar e viabilizar novos negócios e novas ideias.

As chamadas startups têm papel cada vez mais importante na nova economia mundial. Na definição mais atual, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.