Atibaia promove diversos investimentos em Saúde no município

Cidade se destaca na prevenção e combate à Covid-19: 100,2% da população já foi vacinada com uma dose ou dose única e 92,7% já está com o esquema vacinal completo.

Diante da pandemia de Covid-19, os últimos dois anos mostraram o quanto investimentos constantes e elevados em Saúde são importantes para toda a sociedade, por isso a Prefeitura segue destinando recursos para essa área e ampliando e aprimorando sua estrutura de atendimento no município.

Entre as principais ações realizadas recentemente pelo Governo Municipal estão a reforma e ampliação da UBS do Imperial, dobrando a capacidade local para atender mais de 24 mil pessoas/mês; a construção de mais três unidades de saúde – UBS Tanque, UBS Usina e UBS Jerônimo de Camargo; a implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas; uma nova sede do Departamento de Vigilância em Saúde; e a aquisição de uma nova Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Na prevenção e combate à Covid-19, o município também segue se destacando. Conforme o Vacinômetro de Atibaia, 100,2% da população já foi vacinada com uma dose ou dose única e 92,7% da população já está com o esquema vacinal completo. Até esta sexta-feira (29), a cidade contabiliza um total de 367.896 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas, sendo 140.852 de 1ª dose; 130.118 de 2ª dose; 93.359 de 3ª dose/adicional; e 3.567 de dose única.

Na área de Defesa Animal, a Prefeitura investiu na ampliação do Abrigo Municipal por meio da aquisição de uma área, em processo de negociação, e promoveu o retorno das campanhas de castração, somando mais de 2.600 castrações realizadas em atendimento a diversas regiões da cidade: Tanque, Centro, Portão, Alvinópolis, Caetetuba, Morumbi, Cerejeiras, Imperial, Rio Acima, Maracanã e Usina. Além disso, houve a realização de mais 788 castrações na sede da Defesa Animal; a doação de 1.300 quilos de ração; a adoção de 65 cães e gatos; a realização de 306 ações de fiscalização; e ainda a viabilização de 78 resgates na cidade.

PAI: Programa de Assistência Integrado
O Programa de Assistência Integrado (PAI), serviço de transporte ambulatorial que compreende o atendimento diário de pacientes que necessitam de transporte para outras cidades, foi ampliado pela Prefeitura, que investiu na aquisição de 14 novos veículos, sendo dez automóveis e quatro vans.

O PAI agora também conta com um WhatsApp para agendamento, portanto os pacientes que precisarem dos serviços devem mandar uma mensagem de texto para o número (11) 9.7460-7559 (que não aceita ligações, mensagens de áudio ou chamadas de voz ou vídeo, atendendo somente mensagens de texto), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além do agendamento, o sistema ainda envia aos usuários lembretes dois dias e uma hora antes das viagens marcadas.