Vereadora alerta que medicamentos, em especial os de alto custo, estão faltando na rede municipal

“Temos munícipes de Atibaia aguardando desde agosto do ano passado por medicações indispensáveis para seu tratamento”, disse a vereadora Ana Paula Beathalter.

A vereadora Ana Paula Beathalter foi à tribuna em Tema Livre, durante a sessão de 5 de abril, para demandas que chegaram a seu gabinete, iniciando pelo requerimento sobre medicamentos fornecidos à rede municipal de saúde. “Estão faltando remédios fundamentais para a população, desde a assistência básica aos medicamentos controlados”.

Em abril do ano passado, houve mudança no sistema do governo do Estado, deixando de ser físico e passando a digital. “Os computadores do Estado não funcionaram a contento, atrasando ainda mais o repasse, já prejudicado pela análise que requer de 30 a 60 dias. Muitos servidores se afastaram, inclusive por estresse. Resultado: temos munícipes de Atibaia aguardando desde agosto do ano passado por medicações indispensáveis a seu tratamento”, descreveu a vereadora.

“Queremos saber quais são as gestões desenvolvidas pelo Executivo no sentido de contornar essa situação. Entre os casos, há remédio de alto custo cujo valor quinzenal é maior do que o benefício previdenciário recebido pelo paciente”, acrescentou Ana Paula Beathalter.

ZELADORIA E VIOLÊNCIA

A vereadora também citou demandas na área de Zeladoria que chegaram ao seu gabinete. “São praças, calçadas e terrenos tomados pelo mato, facilitando a invasão das residências por animais peçonhentos. No bairro da Cachoeira, uma senhora encontrou uma cobra assustadora, em local não iluminado adequadamente. Com o fim das chuvas, a expectativa é de que a Zeladoria possa se dedicar a esses problemas”.

Vagas em creche e questões como alimentação também estão impactando a população. Sem contar a violência. “Lamento profundamente pela tragédia ocorrida em nossa cidade, na segunda-feira (4), quando a professora Maria Teresinha Malossi Argentino Soeiro, 62 anos, mãe, foi assassinada durante assalto à sua residência. Meus sinceros sentimentos à família, amigos e alunos”.

“É uma notícia extremamente triste e esperamos que a justiça seja feita. O caso é um alerta às equipes de segurança pública e à população, de maneira geral. É preocupante dizer isso, mas a verdade é que pode acontecer com qualquer pessoa. Ações criminosas são imprevisíveis e precisamos estar atentos em casa, nas ruas e espaços públicos. E, claro, é essencial que as autoridades responsáveis adotem medidas rígidas para minimizar o problema da segurança pública – não só em nossa cidade, mas na região e em todo o país”, concluiu Ana Paula Beathalter.