Alesp e Unicef lançam site do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ), lançou um site para auxiliar na redução das mortes violentas de crianças e adolescentes. A página do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CPPHA) tem o apoio do deputado Edmir Chedid (DEM).

De acordo com o parlamentar, o comitê existe desde 2018, focado no combate à violência contra a parcela mais jovem da sociedade paulista. “As ações do comitê abrangem desde estudos, para que se entenda melhor a realidade da criança e do jovem em São Paulo, até ações práticas para proteger e valorizar a vida. O site trará mais informações e transparência a todo o trabalho realizado”, destacou o deputado.

O parlamentar também afirma que os índices de violência têm caído em todo o Estado, o que reforça a manutenção das medidas de apoio. “Entre 2015 e 2020, por exemplo, cerca de três mil adolescentes perderam a vida por violência letal no Estado. Os números preocupam, mas caíram 32% desde que o Comitê foi criado. É necessário prosseguir com as ações para diminuir ainda mais esse número.”

A iniciativa soma-se a outras adotadas pela Alesp, como a Lei 17.428/2021, que garante a priorização de tramitação de procedimentos investigatórios que visem apurar crimes dolosos e culposos que tenham resultado na morte de adolescentes e crianças.