Daniel Dias ministra palestra a servidores municipais de Atibaia

Centro de Convenções contou com servidores de todas as pastas, seguindo os protocolos sanitários na palestra promovida pela Prefeitura no Dia do Servidor Público.

“Eu escolhi ser feliz”. Com essa frase, o maior medalhista paralímpico do Brasil e atual secretário de Esportes de Atibaia, Daniel Dias iniciou a palestra promovida pela Prefeitura em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Daniel Dias é daquelas pessoas adoráveis. Fala mansa, sempre bem-humorado; de bem com a vida. O Centro de Convenções “Victor Brecheret” contou com a participação dos servidores municipais, ansiosos por ouvir o campeão. Na palestra, Daniel Dias conseguiu provar que, apesar das limitações, tudo é possível e que as escolhas certas podem realizar sonhos. De forma rápida e dinâmica, mostrou exemplos de sua trajetória e o quanto é importante o trabalho em equipe.

“Ninguém faz nada sozinho. As duas palavras de ordem para levarmos para a vida são: foco e determinação. O trabalho em equipe é mais rico, forte e, por isso, capaz de alcançar as metas mais difíceis”. Daniel também relatou o quanto é difícil lidar com o preconceito. “Eu era o diferente da escola, acabava chamando a atenção das crianças que nunca tinham convivido com alguém com deficiência. Passei por momentos difíceis por não saber lidar com o preconceito das pessoas. Mas meus pais me explicaram que o preconceito não poderia existir dentro de mim e que eu tinha uma escolha de ser feliz. Quando eu entendi isso, adotei esse lema como filosofia de vida e ficou mais leve a situação”.

O campeão também relatou a conquista de 100 medalhas conquistadas no total de sua carreira, além do reconhecimento do Prêmio Laureus do Esporte Mundial. “Me sinto lisonjeado com este reconhecimento mundial. Fico feliz por ter mostrado a capacidade da pessoa com deficiência e de ter levado o Brasil para este patamar no esporte mundial”.

Daniel de Faria Dias nasceu com má formação congênita nos membros superiores e perna direita. Sempre foi fã de esportes e descobriu o paradesporto ao ver o nadador brasileiro Clodoaldo Silva na televisão, competindo as Paralimpíadas de Atenas 2004. Animado, começou as aulas de natação e, em dois meses, aprendeu todos os estilos. Dois anos depois, Daniel já participava do seu primeiro Mundial de Natação, em Durban/África do Sul. Em 2006 começava a escrever um novo capítulo na história do esporte.

Daniel Dias despediu-se da natação após as Paralimpíadas de Tóquio, em 2021, sagrando-se o maior medalhista paralímpico brasileiro da história, com 27 pódios.

Atual secretário de Esportes e Lazer de Atibaia, Daniel é a a primeira pessoa com deficiência a ocupar o cargo – o que reforça ainda mais o compromisso da Administração Municipal com a inclusão.

Para o vice-prefeito Fabiano de Lima, o Dia do Servidor Público é uma data muito especial, e nada como uma palestra com Daniel Dias para presentear a todos que, com garra, determinação e carinho, fazem a diferença na vida dos cidadãos!