Espetáculo online “A viola do Grande Sertão” acontecem nos dias 27 e 28

Transmissão ao vivo da oficina será no dia 27 de setembro, às 19h, e o show, no dia 28 de setembro, às 20 horas, ambos através do canal do YouTube do Centro de Tradições Caipiras de Atibaia.

Centro de Tradições Caipiras de Atibaia apresenta espetáculo online do violeiro, escritor e contador de histórias Paulo Freire e do cantor, compositor e guitarrista Danilo Moraes sobre lendas que nem sempre são lendas e ainda uma oficina sobre “A viola do Grande Sertão”, com Paulo Freire

Transmissão ao vivo da oficina será no dia 27 de setembro, às 19h, e o show, no dia 28 de setembro, às 20 horas, ambos através do canal do YouTube do Centro de Tradições Caipiras de Atibaia

Inspirado em um fato real, o violeiro e escritor Paulo Freire e o cantor, compositor e guitarrista Danilo Moraes criaram este espetáculo em que revelam a impressionante história de um rapaz que se tornou cunhado de lobisomem. O show online será transmitido no dia 28 de setembro, às 20 horas, através do canal no YouTubedo Centro de Tradições Caipiras de Atibaia.

O link para ativar o lembrete no YouTube já está disponível: https://youtu.be/xBbjFId9XzU

 

 

Para este grande causo, o duo criou canções sobre o acontecido, temas para os personagens e texturas musicais para o texto. A saga do lobisomem, as verdades científicas sobre este ser, as diversas formas de transformação, como também as reais possibilidades de cura, para que essa pessoa se livre desta sina.

Contador de histórias, Paulo Freire vem trabalhando com a mitologia brasileira, criando músicas para os acontecidos. Danilo Moraes realiza um trabalho original em suas composições, ou mesmo como intérprete, além de criar uma incrível afinidade entre a guitarra e a viola caipira.

Nesta saga do “Cunhado de Lobisomem”, Paulo e Danilo mostram que nossas lendas devem ser apuradas com profundidade, pois nem sempre são apenas lendas. Histórias que surgem entre as pessoas que especialmente vivem no campo e como elas são passadas para outras gerações.

Um dia antes do show, 27 de setembro, às 19h, Paulo Freire apresentará ao vivo, pelo mesmo canal, sua oficina “A Viola do Grande Sertão”. O violeiro viveu no sertão do Urucuia – região que inspirou João Guimarães Rosa em seu romance “Grande Sertão: Veredas”. A partir desta experiência, criou a aula-espetáculo em que mostra seu aprendizado na afinação rio abaixo e a música do sertão. E também como ela vem transformando sua vida e suas criações.

Paulo aprendeu a tocar viola com os mestres da região, em 1977/78. Posteriormente foi convidado a tocar as violas na trilha da minissérie “Grande Sertão: Veredas”, produzida pela TV Globo. Nesta aula-espetáculo vai mostrar o mundo que cerca a viola – desde o santo padroeiro dos violeiros (São Gonçalo, que também é santo da fertilidade e protetor das prostitutas), passando pelas Folias de Reis, até o famoso pacto com o diabo.
Mostrará também a importância do sertão neste aprendizado, através dos “toques de viola” – músicas instrumentais – que têm sempre relação com a natureza.

 

Ficha técnica:

Paulo Freire – narração, viola caipira e voz

Danilo Moraes – guitarra, samplers e voz

Coordenação geral de produção: Gisella Gonçalves (Borandá Produções)
Produção executiva: Lígia Fernandes (Borandá Produções)

Assistente de produção: Sandra Raiher

Direção de arte: Thais Taverna(Taverna Produções)

Cenário: Paulo Ito

Engenharia de som: Renato Coppoli
Iluminação e montagem cenográfica: Silvestre Garcia Jr.

Roadie: Humberto “Tim” Moreira

Fotografia: Marcos Muzi (Fator Z)

 

Repertório:

 

Cunhado de Lobisomem (Paulo Freire)

Umbigo e Focinho (Danilo Moraes e Paulo Freire)

Um beijinho só (Danilo Moraes e Paulo Freire)

Experimenta (Danilo Moraes e Paulo Freire)

Você é o cara (Danilo Moraes e Paulo Freire)

Xô Lobisomem (Danilo Moraes e Paulo Freire)

 

PAULO FREIRE

www.paulofreire.com.br

É violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances,biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Entre seus trabalhos mais recentes estão os CDs “Alto Grande” e “Pórva”, e o romance “Jurupari”. Nascido em São Paulo, já morou no sertão do Urucuia (MG) – região onde se passa a trama do romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa -, onde aprendeu a tocar viola com Manoel de Oliveira e outros mestres, além de aprofundar-se nos costumes e lendas do sertão. Posteriormente viveu em Paris, quando estudou violão clássico e atuou em grupos de música brasileira em vários países da Europa e na Argélia. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas nacionais e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade.Em 2015 e 2016, realizou 120 apresentações pelo projeto “Sonora Brasil”, do Departamento Nacional doSESC, por todos os estados brasileiros. Foi o curador da “Ocupação Inezita Barroso”, exposição sobre a artista, realizada pelo Itaú Cultural, em São Paulo, 2017. Em 2018 gravou o CD “Viola Perfumosa”, um tributo à Inezita Barroso, com Ceumar e Lui Coimbra, pela Natura Musical. Das viagens pelo projeto Sonora Brasil nasceu o livro “Uma Aventura Violeira”, lançado em 2019 pela editora E-galáxia.

DANILO MORAES

www.danilomoraes.com

Cantor, compositor e guitarrista, lançou os discos autorais “Danilo Moraes” (2003), “Na Pista”, com o grupo de forró Banguela (2004), “51”, com Ricardo Teté (França – 2005), “A Torcida Grita” (2007), “Danilo Moraes e Os Criados Mudos” (2011) e “Miolo Mole”, com WandiDoratiotto e Swami Jr (2017). Foi vencedor, junto com Ricardo Teté, do Festival Cultura – A Nova Música do Brasil (2005), com a música “Contabilidade”; e segundo lugar no “9o Prêmio Visa – Edição compositores” – 2006. Éco-autor do xote “Beijo Roubado”, sucesso do grupo Rastapé nas rádios brasileira. Em parceria com Céu, é autor do samba canção “Mais um lamento” do disco de estréia da cantora. Como instrumentista, já acompanhou artistas como Premê, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Chico César, Arnaldo Antunes, WandiDoratiotto, Mario Manga, Celso Sim, Gero Camilo, Leticia Spiller, Paula Cohen, entre outros. Danilo viveu alguns anos em Paris e realizou concertos pela França, Dinamarca, Alemanha, Martinica, Guadalupe e, no início de 2018, passou uma temporada em Moçambique, viajando de sul a norte do país, quando fez shows em Maputo e Pemba. Em 2018 lançou o CD “Obra Filha”, um disco de voz e violão gravado ao vivo em estúdio, que traz canções inédita e parcerias com o poeta Paulo César de Carvalho, Chico César, Zeca Baleiro, Céu, Rodrigo Campos e Giba Nascimento.

Contatos produção e comunicação (Borandá Produções):

Gisella Gonçalves / Ligia Fernandes

contato@boranda.com.br

(11) 98556.1350 / 99742.1273