O poder da alimentação

Giovanna Mazzochi

Você já deve ter escutado o famoso ditado “nos somos o que comemos” e está frase está correta.
Algumas semanas atrás estava conversamos com meus seguidores sobre a importância da alimentação na nossa rotina, e se eles notavam diferença. Confesso que quando fiz essa pergunta achei que a resposta imediata deles fossem ser em relação à parte física, mas foi ai que eu fui surpreendida.
90% do meu público falou como a parte mental ( sentimentos e emoções) ficam melhores quando se tem uma boa alimentação. Mas como ter uma boa relação com alimentação quando vivemos a todo tempo uma restrição alimentar baseadas em dietas mirabolantes?
A alimentação tem um poder tão grande na nossa vida que poucas pessoa tem o prazer de saborear isso. Digo saborear pois as pessoas estão tão obcecadas pelo “corpo perfeito “ que esquecem de saborear até mesmo as suas próprias refeições, esquecem de saborear aquela comidinha fresquinha e nutritiva. Isso porque grande parte da população está vivendo ciclos de dietas, impedindo esse momento de prazer. Você deve estar se perguntando como conseguir saborear esse momento? E é ai eu eu entro. Meu papel como profissional é te ajudar ter uma boa relação com a alimentação sem precisar viver de restrição alimentar. Você precisa entender que não precisa se punir ou se proibir de comer algo que gosta para alcançar o seu objetivo (sendo ele físico ou mental).
Todas as vezes que você entra em restrição sua mente se enfraquece, digo isto porquê você acaba deixando te der o convívio com outras pessoas ou de comer algo que gosta pelo simples motivo de estar fazendo dieta.
Pensa bem, com toda certeza em algum momento da sua vida você deixou de sair ou comer algo que sente prazer só porque escutou que aquilo era ruim para o seu corpo. Mas calma ai, como que aquele alimento que te gera prazer emocional pode ser julgado como ruim?
A resposta é simples: Ele é “ruim” pois você está observando somente a parte calórica dele e está deixando de observar o que ele faz como você quando consegue saborear. Muitas pessoas não sabem, mas quando consumimos uma alimento que gostamos liberamos um hormônio chamado de serotonina (considerado o hormônio da felicidade). Mas é claro que não podemos comer tudo como se não houvesse o amanhã, mas é importante que você tenha o equilíbrio para viver em harmonia com a sua mente.
Então se desprenda daquele método antigo de dietas malucas e cheias de restrições, e viva a nova era de pessoas reais que tem rotinas reais e tenha uma boa relação com a alimentação para conseguir descobrir o poder que a alimentação sobre a sua vida.
Não se esqueça que a sua mente é o seu lar, não se sabote e nem se prenda, na verdade se surpreenda.

Giovanna Mazzochi é Nutricionista Clínica Esportiva Especialização em Emagrecimento e Performance – CRN 3-61818