Alunas de escolas municipais criam aplicativos e participam de concurso internacional

Duas equipes de Atibaia, da EM Profª. Maria Helena Faria Ferraz e do CIEM, se inscreveram no Technovation Girls 2021.

Uma parceria da Prefeitura de Atibaia na área da Educação está rendendo frutos. Incentivadas por professoras incansáveis, alunas do 5º ano de escolas municipais superaram uma série de desafios para criar aplicativos inovadores e conseguiram se inscrever em uma competição internacional que incentiva jovens garotas a aprender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas diversos por meio da tecnologia, o Technovation Girls 2021.

Por meio de cooperação entre a Prefeitura com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, através do projeto IF(meninas){nas exatas}, que visa promover a participação de mulheres na área de Exatas, cinco estudantes da Escola Municipal Profª. Maria Helena Faria Ferraz e duas do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) formaram dois grupos para participar da Divisão Júnior da competição, com alunas de 10 a 14 anos. O Technovation Girls também possui a Divisão Sênior, para as jovens de 15 a 18 anos. Um total de 99 equipes brasileiras fez inscrição para o concurso, sendo 23 da seção júnior e 76 sênior.

Mesmo durante a pandemia, sem poder ter encontros presenciais, as alunas e professoras tiveram reuniões virtuais periódicas para desenvolver um aplicativo que busca solucionar um problema do mundo real. Inicialmente, as meninas e a professora que orientou os projetos, Vânia Emiko Ito de Carvalho, da EM Maria Helena Faria Ferraz, tiveram oficinas e cursos online com estudantes do Instituto Federal de Bragança Paulista, tendo como mentoras as professoras do IF Elisandra Aparecida Alves da Silva e Talita de Paula Cypriano de Souza, para que pudessem compreender como é o app inventor e como utilizar.

As duas turmas escolheram seus temas e desenvolveram um aplicativo, sob coordenação das professoras. A equipe do CIEM, chamada Rainbow Girls, formada por Catarina da Rocha Ferreira e Maria Helena Tessaroto Santoro, criou aplicativo para ajudar pessoas a solicitar doações, trocas e empréstimos de materiais escolares, incluindo celular e tablets. Já a equipe “Smart Girls”, da EM Maria Helena Ferraz, é formada por Ana Flávia Fernandez Rosa, Lara Souza Destro dos Stos, Mariana Hernandes e Silva, Mayara Badari de Almeida e Suzana Rocha Silva. Elas desenvolveram um aplicativo para ajudar crianças que sofrem de depressão e ansiedade por meio de um canal em que podem expressar seus sentimentos.

Até junho, todos os projetos serão analisados pela comissão do Technovation Girls e desde já estamos torcendo para que as alunas tenham sucesso, mas sabendo que a inscrição já representa uma vitória, por todo trabalho realizado. No ano passado, uma equipe também da escola Maria Helena Faria Ferraz chegou à semifinal. O Technovation Girls é um programa do Technovation, organização americana sem fins lucrativos, e a ONG Instituto Paramitas representa o programa no Brasil.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva e fortalece a participação das escolas nos projetos pedagógicos que estimulam a aprendizagem dos alunos. Parabeniza as professoras, gestores e principalmente as alunas, e agradece a valiosa parceria com o Instituto Federal do Polo Bragança Paulista.