Atibaia teve 47 acidentes de trânsito em janeiro, dois deles fatais

Foram 45 acidentes não fatais e dois com óbitos. Uma das mortes ocorreu no local do acidente e outra no hospital. Foto arquivo

O Atibaiense – Da redação
Atibaia somou 47 acidentes de trânsito em janeiro de 2021, de acordo com o Infosiga SP, sistema de dados do Governo de São Paulo gerenciado pelo programa Respeito à Vida. Desse total, dois foram fatais.
A base de dados mostra que dos dois óbitos, um deles foi em acidente envolvendo automóvel e o outro não foi identificado no registro. Uma das mortes ocorreu no local do acidente e a outra no hospital, no mesmo dia do acidente. As duas vítimas fatais eram homens.Na comparação com janeiro de 2020, houve uma morte a mais. Com relação a acidentes não fatais, Atibaia registrou 45 casos em janeiro. A maior incidência foi aos domingos, com quatro na tarde de domingo e quatro na noite de domingo.
Nem todos os acidentes registrados no sistema do Infosiga SP têm o tipo identificado. Dos identificados, 17 foram por colisão, cinco por choque, um atropelamento e sete como outros.
Os acidentes não fatais ocorrem normalmente nas vias municipais – foram 55,56% em janeiro. Nas rodovias ocorreram 40% dos acidentes sem mortes e 4,44% não tiveram dados disponibilizados.
Essa semana, ao noticiar um acidente na Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, o jornal O Atibaiense recebeu inúmeros relatos de leitores sobre a imprudência de motoristas na via. Na tarde de quarta-feira, dia 24, um veículo tombou na avenida.
Com as obras que ocorreram na Lucas, parte dos motoristas têm circulado em alta velocidade, de forma imprudente. A via também está confusa com relação a sinalização, que não foi finalizada ainda, gerando mais riscos.
Outras vias de Atibaia também têm se tornado mais perigosas, especialmente com a imprudência de motoristas, que circulam em alta velocidade, sem respeitar as regras de trânsito.

DIAGNÓSTICO
OGoverno Federal está criando uma base nacional de dados sobre acidentes de trânsito no país, que poderá auxiliar no diagnóstico dos acidentes e consequentemente em ações para diminuir o número de casos.
O sistema, chamado Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), está sendo implementado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O sistema centralizará informações como: número de ocorrências, de mortos e feridos, perfil das vítimas, condições das vias e dos veículos e as principais causas dos acidentes. As estatísticas serão disponibilizadas a todos por meio de um painel on-line, com os principais indicadores de acompanhamento, com base no que prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
“Por meio desses dados, será possível fazer um diagnóstico dos acidentes de trânsito no Brasil, monitorar quais são os trechos de rodovias e vias urbanas mais críticos e, a partir daí, adotar as medidas necessárias para prevenir a ocorrência de acidentes, minimizar a gravidade das lesões, diminuir o número de mortes, enfim, garantir um trânsito mais seguro para todos”, declarou o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro.
Até o momento, três estados já abasteceram o sistema com dados sobre acidentes de trânsito: São Paulo, que possui a maior frota de veículos do país; Roraima e Rondônia. Porém, outros 11 estados estão em fase final para serem incluídos ao sistema, com previsão até junho de 2021. Gradativamente, o mapa será provido com informações de todas as unidades Federativas.