Jornal O Atibaiense completa hoje 120 anos

A comunicação e o jornalismo em particular correram, lado a lado, com a tecnologia nas últimas décadas. Atravessando mudanças técnicas e editoriais, acompanhando a vida da cidade ao longo de 12 décadas, o jornal – um dos mais antigos e tradicionais do Estado de São Paulo –  se mantém como autêntica instituição de Atibaia. Importante patrimônio da cidade.

Fundado em 17 de fevereiro de 1901 por Antônio Silveira Maia, desde a sua inauguração o jornal passou por várias mudanças. Durante os primeiros 73 anos, sua elaboração foi feita em tipografia. O alfabeto era gravado em peças de chumbo. As frases, palavras e parágrafos eram montadas em uma caixa chamada de componidor, que o tipógrafo usava para formar os textos.

Em 1974 a produção começou a ser feita em linotipos. As fotografias, os desenhos, os logotipos estampados nas páginas do jornal eram clichês feitos em São Paulo. As matrizes, datilografadas, eram colocadas em uma “caixa de typo” até formarem a matéria ou o anúncio desejado.

A maior mudança aconteceu em 1996, quando os linotipos foram substituídos pela impressão em off-set plana, e em gráfica própria. Em 2001, o jornal tornou-se colorido.

O público leitor, a classe política e os anunciantes têm reconhecido constantemente sua força. É uma honra para nós estarmos à frente do jornal e  uma grande responsabilidade também, se considerarmos a credibilidade e a força da palavra escrita. O jornal vem contribuindo ao longo de seus 120 anos de vida com muita informações, auxiliando a formação de opinião dos atibaienses de forma digna, cumprindo seu papel de despertar a reflexão dos incontáveis leitores, abordando temas atuais e relevantes para a nossa cidade.

Comemorar 120 anos de existência significa que este tradicional veículo se firmou de extrema importância para nossa cidade, pois é sinônimo de que nosso trabalho é feito com ética profissional e responsabilidade. Grande parte da história contemporânea de Atibaia está estampada em nossas gloriosas páginas.

Hoje mesmo com tanta tecnologia, o jornal O Atibaiense, em sua versão impressa, continua forte e com muita credibilidade registrando os fatos que acontecem em Atibaia e na região.

Obrigado Atibaia por nos proporcionar estes 120 anos de vida, noticiando a verdade dos fatos com muita responsabilidade. Temos na força de nosso registro o poder de atuar sobre líderes e formadores de opinião, desencadeando atitudes e servindo como intermediário na ação social dos grupos. Estamos conscientes desse papel, do qual não abrimos mão.