Óleos essenciais ajudam a recuperar o olfato

Priscila Torres

Um dos sintomas da Covid-19 é a perda do olfato, para algumas pessoas isso pode ser passageiro e rápido, durando apenas alguns dias ou semanas, para outras pode ser mais longo, podendo durar meses ou mesmo ser definitivo.
Quanto antes a pessoa começar o treinamento olfativo, as chances serão melhores de voltar a sentir os cheiros.
Segundo a organização Abscent, o treinamento olfativo poderá ser realizado com óleos essenciais, no site eles indicam os óleos de limão, cravo, eucalipto e rosa, porém não é necessário que sejam exatamente esses aromas.
Separe quatro tipos de óleos distintos, em uma embalagem de preferência de vidro pequeno e com tampa, coloque um pedaço de filtro de papel e pingue o óleo essencial até molhar todo o pedaço do papel que estará no fundo da embalagem. Faça isso com os quatro óleos, anotando os nomes de cada um na embalagem.
Ao menos duas vezes ao dia, pare em um momento tranquilo e comece sua experiência, inale da forma que se sentir mais confortável, mais profundo ou mais rápido, com a mente tranquila, sem julgamentos.
No site https://abscent.org/resources/downloads.pdf, está disponível uma tabela para ser usada no treinamento olfativo.
É necessário disponibilidade, compromisso e persistência,
reverter o quadro de anosmia é possível, às vezes precisamos dar uma força a mais para o organismo responder mais rápido.
Na dúvida, após o diagnóstico médico, procure um Aromaterapeuta para auxiliar no treinamento.
Abraços aromáticos!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica