Uma breve história de Atibaia – CAPELA CURADA

No ano de 1681, chega no Arraial a triste notícia da morte de Fernão Dias, no sertão.

por Renato Zanoni (in memorian)

Encilhados os cavalos e armados contra assaltantes, saiu Jerônimo de Camargo e sua comitiva, para São Paulo. Iniciava o ano de 1680 e estava Jerônimo em São Paulo encaminhando petição à Câmara, para licença de instalar no Arraial, Capela Curada (1). Em seguida dirigiu-se ao Prior do Clero (2), convocando um Padre para os ofícios no Arraial. Jerônimo voltou ao Arraial com a satisfação do feito, de agora em diante o seu arraial poderia ser chamado de Capela Curada de São João Batista de Atibaia.
No ano de 1681, chega no Arraial a triste notícia da morte de Fernão Dias, no sertão, quando já encontrara as pedras verdes, as turmalinas e mais o fatídico incidente, que o patriarca mandara matar seu filho José Dias, por sua revolta.
Nesse mesmo ano, Jerônimo de Camargo, hospedou no Arraial, o capitão de uma bandeira, que iria explorar o sertão mineiro em busca da lendária Serra das Esmeraldas, Dom Rodrigo Castel Branco. Sobre a estadia de Castel Branco, Taunay em “História Antiga da Abadia de São Bento”, relata um documento em língua castelhana do pedido de empréstimo de um escravo que conhecia o sertão: “Don Rodrigo de Castel Branco administrador de lãs minas por AS, pido al sr. capitan Juan Paes Rodrigues que por serbisso de AS me dê el mulato Juan Pinto, acima declarado para ir al serton sirbiendo de ferrero el qual me obligo traziendome Dios, con bien entregarlo en el mismo deposito acima dicho alvo se insiere el dicho alguma ausência o Dios lê lebare para sy, y pasé esta en Atebaya a 21 de marzo de 1681”.
Havia saído do Arraial, em 1676, uma bandeira bem aparelhada chefiada por Francisco Rodrigues, levando consigo Antonio Vaz e Antonio Domingos Galera. Sete anos depois, chegam de volta ao Arraial, com a notícia da morte de Antonio Vaz, no sertão. Tinham descoberto ouro no Ribeirão do Carmo, e em 1683, Francisco Rodrigues aparelhou nova bandeira e voltou para a mina levando consigo, João Lopes. Jerônimo de Camargo foi surpreendido pela notícia oficial, de uma Provisão que nomeava para o posto de Almocadém (3) de Infantaria e Ordenança, a Francisco Godói Moreira, da família Pires, e exercer ordem de mando e prisão, no ano de 1686. Estava chegando a hora de Jerônimo partir, para cultuar seu orgulho noutras paragens.

1 – O curato, dizia-se do exercício de padre numa igreja ou capela.

2 – Prior, era o superior de convento, abaixo do abade.3 – Capitão.