Atibaia inicia pesquisa epidemiológica sobre a COVID-19

Objetivo é determinar a extensão da infecção na população geral, prevalência por idade e sexo, proporção de assintomáticos, fatores de risco e doenças prévias.

Desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Atibaia, por meio da Vigilância Epidemiológica e baseada nos estudos mais avançados sobre o novo Coronavírus, a pesquisa denominada Inquérito de Soroprevalência para COVID-19 em amostra populacional do Município de Atibaia – SP, começa a ser aplicada na próxima segunda-feira, 21 de setembro. Conforme o projeto de pesquisa, serão realizadas entrevistas e coletadas amostras de sangue para determinar a extensão da infecção na população geral, além da prevalência por idade e sexo, proporção de assintomáticos, fatores de risco e doenças prévias.

 

Partindo da premissa de que a infecção por SARS-COV-2 se dissemina com facilidade e a ocorrência de casos assintomáticos ou com poucos sintomas contribui à subnotificação, a Secretaria de Saúde de Atibaia busca identificar o contingente populacional acometido pela doença para monitorar a progressão da epidemia, avaliar os efeitos ocorridos e definir novas estratégias de controle.
Para a realização do inquérito foram sorteadas 800 moradias a partir do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, conforme último Censo Demográfico realizado pelo IBGE. As equipes formadas por enfermeiras e agentes comunitários de saúde visitarão as residências na fase de pesquisa de campo e, em cada uma delas serão colhidas informações sobre a ocorrência de sintomas clínicos, fatores de risco e doenças previamente existentes. O morador que será entrevistado deve ter idade igual ou maior de 18 anos, para a coleta de sangue e realização de exame para COVID-19. Na entrevista serão coletadas também informações sobre atitudes em relação à pandemia, perdas e impactos. Os participantes da pesquisa receberão o resultado do exame e orientações sobre o significado do mesmo.
A pesquisa acontecerá em três séries, iniciando no dia 21 de setembro e com mais duas etapas, em outubro e dezembro. Importante ressaltar que todo o projeto de pesquisa foi construído com base nos preceitos éticos e científicos, levando em conta o consentimento do participante em aceitar participar da pesquisa, garantindo a confidencialidade das informações dos participantes, além de treinamento em procedimentos-padrão para a prevenção e controle de infecções, conforme regulamento sanitário.
Como benefício primário, a pesquisa tem por objetivo, por meio dos dados coletados contribuir para maior compreensão da extensão da infecção pelo vírus causador de COVID-19. De forma secundária, pretende determinar a proporção de infecções assintomáticas, bem como os fatores de risco comparando infectados e não infectados, além de avaliar com maior eficácia a taxa de letalidade.