Programa Reciclus atinge 1 milhão de kg coletados no Brasil, 738 kg em Atibaia

Programa Reciclus instalou 5 pontos de coleta no município e é responsável por financiar o processo, coletar e descontaminar os resíduos.

Se você é consumidor doméstico já deve ter se deparado com a seguinte situação: o que fazer com as lâmpadas fluorescentes depois que elas queimam? Essas lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte incorreto como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais.

Com a finalidade de realizar a coleta e a destinação ambientalmente correta desses resíduos foi criado o programa da Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa). Trata-se de uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

Neste mês de fevereiro de 2020 a Reciclus completou 1 milhão de kg de lâmpadas fluorescentes pós-uso recolhidos em todo o Brasil, dos quais 738 kg e 5.052 unidades em Atibaia, onde a Reciclus disponibiliza 5 pontos de coleta, a fim de cumprir com a determinação do Acordo Setorial.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Conheça os 5 pontos Reciclus instalados em Atibaia:

Atacadão – Rua Sever do Vouga, nº 295, Recreio Estoril, Atibaia/SP.

DICICO – Av. Dr. Joviano Alvim, nº 1.190, Atibaia Jardim, Atibaia/SP.

Giamar – Rua João Pires, nº 470, Centro, Atibaia/SP.

Midas – Av. Prefeito Antonio Julio de Toledo Garcia Lopes, nº 201, Jd. Cerejeiras, Atibaia/SP.

Vivaluce – Al. Lucas Nogueira Garcês, nº 2.258/2.264, Estância Lynce, Atibaia/SP.

 

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade.

 

Sobre a RECICLUS

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 90 empresas associadas.

O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010, que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Deixe uma resposta