Atenção, estudantes de jornalismo: bolsas sobre mobilidade urbana

A notícia está no site do Observatório da Imprensa, excelente fonte sobre assuntos de comunicação: em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Agência Pública lançou as Microbolsas Mobilidade. Desta vez, a convocação é voltada para estudantes de jornalismo interessados em investigar o tema. O regulamento está no endereço https://apublica.org/2020/02/regulamento:-microbolsas-mobilidade/.
Em dez edições das Microbolsas, projeto que nasceu no começo da Agência Pública para ajudar repórteres investigativos a tirar suas pautas dos sonhos do papel, sempre chegava a pergunta: “Estudante pode participar?”. Serão distribuídas cinco bolsas de 5 mil reais. Além da bolsa, os estudantes vão receber a mentoria de editores para produzir suas reportagens.
As inscrições devem ser feitas até dia 9 de março pelo formulário divulgado na internet. Para se inscrever, é necessário que o candidato conte um pouco de sua trajetória, indique um professor como referência e proponha uma pauta detalhada sobre mobilidade urbana. Se a proposta for pré-selecionada, o professor deverá enviar uma carta de recomendação. Grupos de estudantes podem se inscrever.
As propostas podem tocar em qualquer aspecto deste tema que afeta tanto a vida dos brasileiros: políticas públicas de mobilidade urbana, transporte público, segurança no trânsito, impactos das formas de locomoção no meio ambiente, problemas que serão enfrentados pelos candidatos à prefeitura, entre outros. Eles buscam pautas investigativas que retratem a mobilidade urbana em todo o país, inclusive com histórias locais.
As pautas serão analisadas pela direção da Agência Pública e do iCS levando em consideração a originalidade e relevância da pauta, consistência na pré-apuração, segurança e viabilidade da investigação e os recursos e métodos jornalísticos que serão utilizados. O resultado será divulgado no site da Agência Pública a partir do dia 19 de março.

Deixe uma resposta