Atibaia está em estado de atenção após alerta do CENAD

Previsão é de chuva nas próximas horas, com risco hidrológico na cidade.

 

 

A Defesa Civil de Atibaia está em estado de alerta nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, após as fortes chuvas desta tarde e a possibilidade de novas pancadas no decorrer do período. Conforme comunicado do CENAD – Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Atibaia e região se encontram em área mapeada para nível moderado de risco hidrológico.

O cenário de risco considera a possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade, onde o escoamento superficial é concentrado e com alta energia de transporte. Além da possibilidade de ocorrência de inundação às margens do rio Atibaia, córregos Figueira e Folha Larga, ribeirão Itapetinga e seus afluentes, incluindo canais urbanos.

A previsão meteorológica indica chuvas nas próximas horas. Nessas condições, o cenário de risco hidrológico no município pode se agravar. A Defesa Civil já está com o plano de contingência preparado e as equipes municipais de sobreaviso.

É importante lembrar que as previsões do tempo podem sofrer alterações e, por isso, é necessário manter-se atualizado sobre condições climáticas. Mais informações na Divisão de Operações Meteorológicas do CPTEC pelo telefone (12) 3186-8437 ou 3186-8535, ou acessando http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/

Casos de emergência
Em casos de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros no 193. Durante o período de chuvas, em caso de ocorrência que envolva fiação elétrica a Elektro deve ser informada pelo telefone 0800 701 0102.

Deixe uma resposta