Organizadores do Encontro de Cultura de Paz planejam novo evento para junho

O vereador licenciado e secretário Prof. Fabiano representou o poder público.

O Núcleo de Cultura de Paz e Práticas Restaurativas “Nelson Mandela” e a Câmara Municipal de Atibaia, que realizaram o I Encontro de Cultura da Paz na semana passada, planejam para junho um novo evento, voltado especialmente para estudantes e professores da rede pública da cidade.

A avaliação dos organizadores é de que o primeiro evento foi bastante positivo e produtivo. A programação foi aberta, sob o comando do maestro Gustavo Santana, pelos grupos musicais Taiyo Ongakutai e Asas da Paz Kotekitai do Brasil, da Associação Brasil-SGI, organização cujo foco é o humanismo. O vereador licenciado e secretário municipal de Esporte Prof. Fabiano de Lima, representando o poder público, deu as boas-vindas aos palestrantes e aos presentes. A Secretaria Municipal de Educação foi representada pela diretora de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz.

O dr. Edson de Oliveira Dorta, chefe de Seção Judiciário, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Atibaia – CEJUSC, prestigiou a programação, indicado pelo juiz dr. Rogério Correia Dias, que levou o convite também para Marcos Ximenes de Brito, do CEJUSC de Jarinu. Fábio Lopes, do Conselho Tutelar, foi outro destaque entre os presentes.

Coordenado pelo professor Samuel Pereira, o trabalho do núcleo foi iniciado há três anos na Escola Waldemar Bühler, do Jardim Imperial, representada no I Encontro por sua diretora, Regina Camargo, que falou sobre sua experiência educacional. A historiadora Claudine Melo falou de educação, cultura e relações étnico-raciais. Rosa Mitiko Piccirillo e Olinda Ferreira falaram sobre o trabalho da BSGI. Anderson Rocha é o responsável pelo grupo. Paulo Henrique Macedo, da BSGI, assumiu o cerimonial, a convite dos organizadores e do Departamento de Comunicação da Câmara.

O professor Samuel disse que a Escola Waldemar “se tornou uma incubadora de práticas muito assertivas em prol da cultura de paz. São práticas que reverberam e chamam a atenção para uma educação possível, concreta, propositiva. Temos o maior carinho, respeito e admiração ao grupo de educadores e todos os funcionários dessa escola municipal, assim como todos os outros que já estiveram em contato conosco, e que acreditam e colocam em prática a promoção da cultura de paz”.
Ele também agradeceu a Câmara Municipal, o prof. Fabiano de Lima, os funcionários do Legislativo. “Nossa gratidão ainda maior diante do olhar brilhante de cada criança que, sendo respeitada, entendida, valorizada, dentro de uma prática educacional humanista, com destaque aos direitos humanos e à cultura de paz, responde prontamente em forma de inúmeras potencialidades”.

Deixe uma resposta