HISTÓRIA DE ATIBAIA: a segunda excursão do Foto Clube Bandeirantes à Atibaia

Essas excursões eram práticas comuns entre os associados. A primeira ocorreu em julho de 1939, na cidade de Guararema – SP, ocasião em que também foi promovido o primeiro concurso interno com as imagens produzidas durante o passeio.

Márcio Zago

Fundado em 1939, o Foto Clube Bandeirantes tornou-se uma das entidades mais importantes para a renovação da fotografia no Brasil. Em sua primeira diretoria figurava o fotógrafo José Yalenti, responsável pela organização das excursões do grupo. Essas excursões, ou saídas fotográficas, eram práticas comuns entre os associados. A primeira ocorreu em julho de 1939, na cidade de Guararema – SP, ocasião em que também foi promovido o primeiro concurso interno com as imagens produzidas durante o passeio.
No ano seguinte, experiência semelhante se repetiu em Atibaia. O Foto Clube Bandeirantes organizou uma exposição fotográfica nas dependências do Hotel Rosário, acompanhada de concurso e solenidade de premiação, que contou com a presença do então prefeito municipal, João Batista Conti. Durante a estadia, os associados realizaram um passeio à Pedra Grande, onde fotografaram e participaram de um animado convescote patrocinado pelo hotel. A recepção calorosa marcou a memória dos participantes e, seis anos mais tarde, o Foto Clube Bandeirantes retornaria à cidade para uma nova excursão. Dessa vez recepcionada pelo hotel campestre Estancia Lince, do empresário Cesar Mêmolo.
O passeio era comemorativo aos sete anos da entidade. O jornal O atibaiense assim descreveu esse dia: “Atibaia, domingo, apresentava um aspecto festivo! Visitas e mais visitas, uma onda incalculável de turistas invadiu a nossa cidade. Às10h30min, mais ou menos, um buzinar ininterrupto anunciava a chegada da caravana do Foto Clube Bandeirantes. Um ônibus repleto, mais vinte automóveis, uma multidão enfim! Os visitantes, à entrada da cidade, foram recebidos pelo senhor prefeito (João Teixeira da Silva Braga) e CésarMêmolo, proprietário da Estancia Lince, onde ficaram hospedados. Percorreram, depois, as nossas ruas principais, alegres, barulhentos, tudo focalizando. Com os cem olhos das suas máquinas fotográficas (…)”A diferença entre as duas visitas era que na primeira, ainda no inicio da própria associação, não havia uma preocupação maior em relação à linguagem fotográfica, ainda apegada aos conceitos clássicos da foto artística denominada pictorialismo, grandemente influenciado pela pintura acadêmica. Já na segunda excursão coincide com o período inicial de mudança radical desse conceito, de oposição ao pictorialismo, que propunha ser um movimento de renovação da artefotográfica com objetivo de desenvolver uma linguagem própria, alinhado às aspirações da arte modernapor meio de intensasexperimentações técnicas e estéticas.
Esse novo olhar foi potencializado pela participação dos novos associados, que mais tarde se tornariam fotógrafos fundamentais da história da linguagem em nosso país como Thomaz Farkas, Geraldo de Barros e German Lorca, entre outros. A excursão de Atibaia, mais que um evento turístico, marcou época e coloca a cidade, de certa forma, no cenário das transformações ocorridas na fotografia brasileira naquele período. Fato reforçado pela participaçãodos irmãos André e Dulce Carneiro, dois fotógrafos atibaianos que, mais tarde, tiveram destacada participação como associados do Foto Clube Bandeirantes e, anos depois, no cenário fotográfico nacional.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.