Filme produzido em Atibaia foi selecionado por festival da Rússia
Entre milhares de filmes enviados pelo mundo todo, a curadoria do Zero Plus selecionou “A bola” para uma das mostras não competitivas.
O filme “A bola”, produzido aqui em Atibaia, já foi selecionado para festivais em Portugal, França e Áustria, e continua no circuito de festivais internacionais de cinema. Fará sua estreia na Rússia, no início de outubro, na décima terceira edição do Zero Plus InternationalChildren’s Family Film Festival. Entre milhares de filmes enviados pelo mundo todo, a curadoria do Zero Plus selecionou “A bola” para uma das mostras não competitivas.
O festival, sediado na cidade de Tyumen, de 850 mil habitantes e a 1.700 km a leste de Moscou, capital da Rússia, tem como foco o público infanto-juvenil e define seus objetivos assim: “promoção e popularização de filmes de alta qualidade, que fomentem uma visão de mundo positiva, criativa e educativa para crianças e jovens, que fortaleçam valores humanos comuns como família, infância, amizade, gentileza e natureza”.
Os filmes selecionados serão exibidos em diversos cinemas da cidade de Tyumen, além de escolas, centros culturais e instituições sociais. Também estão previstas exibições em outras cidades da região. O festival, como princípio, já nas regras, deixou definido que não aceita filmes que envolvam sofrimento, dependência de álcool e drogas, violência, crimes, atitudes descuidadas uns com outros, atitude desrespeitosa com a natureza, com a vida selvagem ou guerras.
Pela sinopse, no filme “A bola” acompanha-se a vida de Deco, um homem com deficiência intelectual que vive com sua mãe idosa, Dona Cleide, em um bairro humilde de Atibaia. Deco encontra alegria em sua paixão pelo Corinthians e pelo jogador Zezeto. Morando em frente ao campinho de futebol, Deco sonha em jogar, mas sua mãe, temendo por sua segurança, o impede. Ele passa seus dias fazendo palavras cruzadas e ouvindo os jogos do outro lado da rua.



