Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres
O pedestre ainda é a parte mais vulnerável no trânsito, ao lado de ciclistas e de motociclistas.
O Poder Executivo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), lançou uma campanha educativa com o intuito de alertar a comunidade sobre os riscos no trânsito. Esta iniciativa, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União), também visa promover a redução de mortes de pedestres registradas no Estado de São Paulo.
Ex-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa (Alesp), o parlamentar disse que a campanha educativa também surgiu como resultado das reivindicações que apresentou ao governo para a diminuição do número de acidentes nos municípios. “Desde 2015, por exemplo, o número de acidentes fatais só na capital se aproxima de mil”, disse.
Edmir Chedid lembrou que, sem carroceria ou qualquer outra estrutura que o proteja, o pedestre ainda é a parte mais vulnerável no trânsito, ao lado de ciclistas e de motociclistas. “Por esse motivo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que a prioridade na via é de quem está a pé. Mas, infelizmente, essa determinação nem sempre tem o respeito devido do condutor”, afirmou.
A campanha educativa do governo estadual traz peças publicitárias com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho, primeira parte de uma ampla política que concentra esforços do Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital (SGGD), pelos próximos anos. Em diversas mídias, a iniciativa terá três fases; e, no fim, contará com ações de reforço e de fiscalização.
“Numa das fases, que ocupará 20% do período de exibição e circulação das iniciativas e peças publicitárias, o foco será justamente o fim das férias. As outras duas fases, cada uma com 40% da mídia prevista para essa campanha educativa, terão motoristas e pedestres como foco. O slogan diz que ‘Toda faixa de pedestres é um sinal. Sinal de respeito’”, destacou o parlamentar.
Com uma ampla estratégia de divulgação, que inclui jornal impresso, mídia digital e externa (mobiliário urbano), rádio e televisão, a campanha educativa terá ainda um “Dia D”, no Dia Internacional do Pedestre (08 de agosto), com diversas atividades de conscientização desenvolvidas nas principais vias urbanas. “Também contamos com o importante apoio dos nossos municípios”, concluiu.