O retorno do Projeto As Linguagens da Dança
Desta vez, ele atenderá cerca de quatrocentos interessados entre crianças, jovens e adultos.
Com grande alegria, retomamos o Projeto As Linguagens da Dança, proposta apresentada e aprovada no chamamento público, por meio de Termo de Colaboração, numa parceria entre a Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia e o Instituto de Arte e Cultura Garatuja. Lembrando que este projeto já aconteceu entre 2014 e 2017 com um amplo trabalho realizado.
Desta vez, ele atenderá cerca de quatrocentos interessados entre crianças, jovens e adultos. É um momento em que a entidade retoma também a plena normalidade de suas atividades após a terrível pandemia da Covid-19. Em outubro do ano passado, o Garatuja completou 40 anos de atuação consecutiva em Atibaia, desenvolvendo atividades artísticas desde sua fundação, em 1983, fato que a torna a mais antiga organização social independente com perfil formador da Região Bragantina. Entre as áreas de atuação estão: Culturas Populares; Dança; Teatro; Musicalização; Fotografia; Gravura; Pintura; Animação; História em Quadrinhos; Marcenaria; etc.
Essas atividades acontecem através de oficinas, exposições, espetáculos e mostras e contemplam diversas faixas etárias, conforme as propostas dos projetos. Essa atuação atravessou quatro décadas, formando na dança e nas artes em geral inúmeros interessados, colocando seus participantes em cursos técnicos de dança (ETEC) e universidades como Anhembi Morumbi e UNICAMP. Alguns desses jovens/adultos, nos quais a entidade contribuiu na formação, e que aguardam novas oportunidades profissionais, agora serão integrados ao projeto, como inserção profissional, visando à continuidade do trabalho. Diferentemente do perfil academicista, que reflete a indústria cultural, o Garatuja prioriza a formação do olhar, a consciência de atuação cênica, a informação, reflexão e a arte experimental.
O perfil abrangente dos alunos do Garatuja provém de escolas públicas vindas de diversos bairros da cidade, priorizando os de menor renda. Este público costuma ter maior disponibilidade e interesse por estas formações artísticas, e muitas vezes são eles que seguem profissionalmente. Na dança, a interseção de diferentes métodos, sistemas e técnicas, não só enriquece a prática dos dançarinos que querem seguir na dança cênica, como no potencial para se desenvolverem como futuros formadores. Os cursos de dança são modulados conforme os diferentes sistemas, métodos e técnicas. Dentre as linguagens apresentadas estão: o Domínio do Movimento (R. Laban), a Ludodança (método criado por Élsie M. da Costa), a Dança Clássica (métodos diversos), o Sapateado, a Dança Moderna (R. Laban e M. Graham), a Dança Contemporânea (sistemas diversos), a Educação Somática (dentre elas a Técnica Klaus Vianna e o BMM – BodyMindMovement), Danças Populares Internacionais (hip-hop, jazz, street dance e outras), Danças Tradicionais Internacionais (danças árabes, indiana e outras), Danças Tradicionais Brasileiras e Regionais (ciranda, coco, cavalo marinho, bumba meu boi, frevo, jongo, moçambique, congada, etc.), Percussão Brasileira (ritmos brasileiros), Musicalização Infantil no Ensino da Dança, Composição Coreográfica para Dançarinos e formadores, Artes Plásticas e Visuais, Técnicas Mistas, Animação. Cerca de trinta profissionais estarão envolvidos entre professores, monitores e apoios. Dentre eles, Élsie M. da Costa e Marcio Zago (fundadores do Garatuja), Thais Magalhães, Lucia Weber, TianeTessaroto, Vitor Zago, Taiana Ferraz, Jaqueline Maia; Keo dos Santos, Claudia Parolin, Mayara Pinzan, Irany e MarcellaSguillaro, Guadalupe Segura, YamimButtes, AngelaAyni, Adriana Costa Teixeira – Dri, Andrea Itacarambi e Cássia Maria. O projeto está estruturado em quatro principais eixos: Eixo 1 – Educando Através da Dança, interagindo na rede de educação municipal com a Dança Educativa e Ludodança e as Congadas Mirins; Eixo 2 – Escola Municipal de Dança, com curso preparatório em três modalidades de dança; Eixo 3 – Corpo Municipal de Dança, com formação de jovens, adultos e formadores futuros da dança; Eixo 4 – Difusão, Mostras de Resultados e Apresentações. Maiores informações: Rua Esmeraldo Tarquínio, 346 – Jardim Tapajós – Atibaia SP – Telefones (11) 4412-9964, (11) 996517975. institutogaratuja@gmail.com. Cursos gratuitos. Programe-se e participe!