Linguagem simples na Justiça é tema do projeto Propagar
O Conselho Nacional de Justiça realizou nesta semana a primeira apresentação do projeto “Propagar – Inclusão, Acessibilidade, Justiça e Cidadania”, cujo objetivo consiste em promover a difusão de ações, relacionadas à inclusão, à acessibilidade e à cidadania, já implementadas pelos Tribunais e consideradas positivas e possíveis de serem replicadas por outros órgãos. O evento foi transmitido pelo canal do CNJ no Youtube.
Intitulada “Programa Linguagem Simples”, a etapa teve como foco a descrição do projeto, indicação dos desafios superados e benefícios alcançados; explanação, de forma didática, do passo a passo para a realização do projeto e os aprendizados obtidos.
Em síntese, ao longo da programação serão convidados representantes de Tribunais para apresentar, de forma prática e didática, o passo a passo para a implementação de uma ação ou projeto de sucesso, relacionado à inclusão, à acessibilidade e à cidadania com o objetivo de difundir aquela iniciativa e estimular que os demais órgãos adotem procedimentos similares.
As próximas edições já têm datas marcadas: 16/5, 15/6, 17/8 e 14/9. No dia 15/6, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o CNJ pretende realizar o evento de forma híbrida, com o lançamento de cartilha e de ato normativo produto do grupo de trabalho instituído pela Portaria CNJ 291/2022.