Venda de livros em 2021 superou as expectativas do mercado editorial

Ascensão foi vista como uma oportunidade para novos autores.

Com o isolamento social resultado dos últimos anos de pandemia, muitos setores foram afetados negativamente, porém outros sofreram um crescimento surpreendente, como é o caso do mercado editorial. Segundo o 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil, houve um acréscimo na venda de livros em 29,3% no ano de 2021 e um faturamento das editoras que superou a casa dos R$ 2 bilhões. O aumento notável com relação a 2020 abriu espaço para o empreendedorismo daqueles que aguardavam uma resposta positiva do comércio.

De acordo com o levantamento realizado pela Nielsen BookScan e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), em 2020, foram vendidos 41,9 milhões de exemplares, gerando um lucro de R$ 1,74 bilhões para as editoras. Contudo, o ano seguinte superou todas as expectativas do mercado, atingindo a marca de 55 milhões de livros comercializados no Brasil. Além disso, o faturamento das empresas fechou 2021 na ordem dos R$ 2,28 bilhões, cerca de 31% acima valor correspondente ao período anterior.

Com o progresso do mercado, a oportunidade de um ingresso de sucesso no segmento foi aproveitada por novas editoras, como é o caso da Adotando a Leitura. A instituição voltada para publicações infantis cristãs adentrou o setor em setembro de 2021, inicialmente para realizar o lançamento de uma coletânea de obras de Thaís R. Croitor, autora responsável pela empresa. Contudo, a jornalista e escritora enxergou uma chance para continuar empreendendo no varejo por meio da editoração de obras de outros autores iniciantes.

“O nosso trabalho como editora teve início para suprir uma demanda pontual, que era a gestão de todo o processo de lançamento do meu primeiro livro, “A Adoção de Jesus”. Porém, percebemos um mercado muito amplo e em constante crescimento, o que foi aproveitado. Por isso, hoje nos consolidamos no mercado editorial de publicações para o público infantil, recebendo diversos autores para o acompanhamento desde a revisão do material até a estratégia de venda”, explica a criadora da Adotando a Leitura, Thaís R. Croitor.

A escritora foi assertiva também no público-alvo da editora. Conforme mostra a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro com o apoio da Abrelivros, Câmara Brasileira de Livros e SNEL, a frequência de leitura na faixa etária dos 5 a 10 anos é, indiscutivelmente, maior do que em outras idades. Além disso, o gênero foco da Adotando a Leitura, conteúdo sob a ótica cristã, é um dos mais consumidos no país, sendo a Bíblia o primeiro deles.

Para conhecer mais sobre a editora ou ter acesso às publicações, basta acessar o site oficial:www.adotandoaleitura.com.br ou entrar em contato pelas mídias sociais no @adotandoaleitura.