Olhar para a pessoa e não para a deficiência
“Todos os que somam, são bem vindos à nossa APAE”, afirma Luciano Leal, presidente da Apae de Atibaia.
A nova diretoria da APAE de Atibaia trouxe uma proposta de gestão, inovação e transparência para a Associação. Tendo como foco principal o bem-estar do assistido e de sua família, a atual gestão visa a tornar a associação em um referencial de atendimento biopsicossocial e educacional da pessoa com deficiência, vindo a ser um polo difusor de conhecimento em nossa região, com amplo apoio e penetração na sociedade.
Tomando posse em 2019 e formado por voluntários de diversas áreas de conhecimento e atuação, o grupo de empreendedores sociais vem trabalhando no desenvolvimento e implementação de uma ampla estratégia de reformulação das áreas de educação, saúde e administrativa, bem como das instalações físicas.
Desde então, iniciou-se um grande movimento de gestão de mudanças, contando sempre com a maciça participação dos colaboradores –verdadeiro capital intelectual e intangível da APAE de Atibaia, eque foi dividido em fases elencadas de acordo com as prioridades levantadas.
Na primeira fase o novo corpo gestordedicou-se a sanar as finanças da instituição, o que foi concluído com êxitopor meio da profissionalização do controle de fluxo financeiro, mudanças e inovação de procedimentos no sistema de captação e administração de recursos – como, por exemplo:estar apta para receber a doação até o limite de 2% do lucro operacional da pessoa jurídica, antes de computada a sua dedução.
A segunda fase,ainda mais abrangente, está em pleno desenvolvimento com a realização de checagens para processo de auditoria interna, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria (ferramentas SCRUM, Método Ágil, questionários de clima organizacional e de levantamento de necessidade de treinamento), definição de conceitos estratégicos (Missão, Visão de Futuro e Valores), que norteiem as atividades da APAE de Atibaia de forma concreta.
Evidentemente, as áreas pedagógica e de saúde vêm recebendo especial atenção, sendo realizadas reformulações de pessoal e de dinâmica de funcionamento. O objetivo é que haja integração nas ações e funcionamento sistêmico, ofertando um olhar holístico para o assistido e sua família.
“É importante que a saúde de nossos assistidos seja acompanhada na integralidade, desde a alimentação até a ajuda psicológica às famílias, e esperamos que, ao retornarem(às atividades presenciais), possamos prestar o melhor atendimento possível”, afirma a integrante do grupo de gestores voluntáriosMaria Silvia Rosa Longo, que é enfermeira e Presidente da Casa da Amizade do Rotary Club de Atibaia.
Além do grupo gestor, há espaço para voluntariado social voltado para ações pontuais, como por exemplo a reforma em caráter de urgência dos banheiros e salas de aula, para a qual a APAE de Atibaia pode contar com os arquitetos Camila Bernadeli e Anibal Moriyama, que definem que:”a ideia desta primeira etapa de reforma estrutural do prédio é trazer melhores características de habitabilidade e acessibilidade, transformando a instituição em um ambiente ainda mais acolhedor e agradável.”
Para Platão, “aquele a quem o amor toca não anda na escuridão”. Há lugar digno para todos em nossa sociedade, e há lugar para você, leitor, junto ao grupo de voluntários da APAE de Atibaia.
“Todos os que somam, são bem vindos à nossa APAE”, afirma Luciano Leal, presidente da Apae de Atibaia.