Judô de Atibaia esteve presente no Troféu Brasil de Judô e em eventos de arbitragem
Na foto estão os atletas Maria, Guilherme e Renan no TROFEU BRASIL CADETE E JUNIOR 2026 – DF
O Troféu Brasil de Judô 2026 reuniu mais de 500 atletas de todas as regiões do país, no Iate Clube de Brasília (DF). Evento, organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), foi a primeira competição de 2026 e marcou a inauguração do novo Circuito Nacional de Judô.
Nos dias 05 e 06 de fevereiro, a Equipe do São João Tênis Clube/APAJA/Secretaria de Esportes da PEA, representando Atibaia e o Estado de São Paulo, começou oficialmente e com força total a temporada Nacional do Judô. Os atletas atibaienses Mariana Oliveira e Renan Breitenbach, acompanhados pelo professor Guilherme Matsumoto, competiram no Troféu Brasil Cadete e Júnior de Judô. A atleta Mariana Oliveira (+70 kg), na classe Cadete, estreou no primeiro dia de lutas e, apesar do empenho, acabou eliminada na primeira rodada. No segundo dia, pela categoria Júnior (-73 kg), Renan Breitenbach, venceu a estreia contra Elias Neto (Judô Futuro – MS), superou Murilo Miyata (Minas Tênis Clube) na segunda luta e foi superado, na semifinal, por Samuel Fernandes (Sogipa – RS). Na disputa pelo bronze, foi superado por Antônio Rocha (Esporte Clube Pinheiros – SP) e terminou a campanha na 5ª colocação.
Os resultados reforçam o nível técnico da competição e a relevância da participação da equipe atibaiense, que representou a cidade de Atibaia e o Estado de São Paulo em busca de pontos e projeção rumo à Seleção Brasileira da Base.
O Judô de Atibaia, além da equipe do São João Tênis Clube/APAJA/Secretaria de Esportes da PEA, foi também representado pelo Técnico Nacional da Seleção Brasileira – Cadete, Thiago Valladão Fernandes, como observador da equipe técnica do Brasil.
A presença da delegação de Atibaia no Troféu Brasil Cadete e Júnior, logo na abertura do calendário da CBJ e o investimento simultâneo na qualificação da arbitragem, evidenciam um trabalho integrado entre atletas, comissão técnica e oficiais. Essa combinação fortalece o judô local, amplia a vivência competitiva dos jovens e garante alinhamento com as diretrizes técnicas mais recentes da modalidade.
Com a temporada recém-iniciada e o novo Circuito Nacional de Judô em andamento, a equipe atibaiense segue em preparação para as próximas etapas estaduais e nacionais, buscando evolução técnica, resultados expressivos e novas convocações para os eventos de base do judô brasileiro
Já nos dias 07 e 08 de fevereiro, os atibaienses estiveram nos Seminários de Arbitragens em São Bernardo do Campo e de Cosmópolis, fim de semana de atualização e qualificação da equipe de arbitragem do São João Tênis Clube, APAJA e Secretaria de Esportes da PEA.
No sábado, Sensei Kodansha Paulo Ferraz Alvim Mühlfarth (Pi do Judô), participou na Arena Caixa em São Bernardo do Campo, do Seminário Estadual de Arbitragem, comandado pele Federação Paulista de Judô – FPJ, voltado aos árbitros já graduados onde reuniu árbitros de todas as regiões do estado para um dia de reciclagem, atualização técnica e alinhamento organizacional para a temporada 2026. O encontro contou com a presença de referências nacionais, como André Mariano, coordenador nacional de arbitragem, que atuou na última Olimpíada e foi eleito um dos melhores árbitros do mundo.
No domingo, o Sensei Kodansha Paulo Ferraz Alvim Mühlfarth (Pi do Judô) acompanhou a equipe de arbitragem do São João Tênis Clube/APAJA/Secretaria de Esportes da PEA, para participar do Módulo de Arbitragem Regional – 2026, promovido pela FPJ em Cosmópolis (SP). O módulo teve como foco a capacitação e a uniformização de critérios para as competições deste ano, passo essencial para a evolução contínua da comunidade do judô paulista. Os judocas que participaram do Módulo de Arbitragem são: Ana Carolina dos Santos, Arthur Hideki Kurosawa, Cesar de Godoy Tristante, Diego Henrique Galdino, Felipe Martins, Guilherme Matsumoto, Iza dos Santos, Leandro Mendonça, Leonardo Lima, Luana Oliveira, Mariana Oliveira, Matheus Tsukamoto, Murilo Souza, Pedro Almeida, Pietro M. Mühlfarth, Riquelme Capello, Victor Marques e Yasmin Pereira.
Os judocas agradecem a CONCESSIONÁRIA ROTA DAS BANDEIRAS S.A., COLÉGIO ATIBAIA, ATIBAIA RESIDENCE HOTEL & RESORT, CORA – Centro de Ortopedia e Reabilitação Atibaia Ltda., ITURRI COIMPAR INDÚSTRIA E COMERCIO DE EPIS LTDA, FARO SAO TOME HOTEL LTDA, ELDORADO – ATIBAIA ECO RESORT, ORTOCIA CLINICAS MEDICAS E ODONTOLOGICAS LTDA, UNIMAGEM – Unidade de Diagnóstico por imagem São Francisco de Assis Ltda., UNIFAAT – Instituição Educacional Atibaiense Ltda., OFICIAL DE REGISTRO DE IMOVÉIS, PRIMEIRO TABELIÃO de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Atibaia, SEGUNDO TABELIONATO de Notas e Protestos de Letras e Títulos, Centro Integrado Atibaia Odontologia, Centro Radiológico Atibaia – Alvinópolis, CTA Integrado, Clinica ERIMUS Psicologia LTDA, HH SAÚDE LTDA, CLINICA NEUROPSIQUIATRICA ATIBAIA LTDA, Imprensa de Atibaia e Boletim OSOTOGARI, que acreditam e apoiam o judô atibaiense.


