Papa Francisco morre em Roma aos 88 anos

Pontífice Argentino enfrentava problemas sérios do trato respiratório e faleceu em Roma. O mundo lamenta a perda de um símbolo católico de compaixão e fé.

Foto Internet

 

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira, aos 88 anos. De acordo com informações da agência ANSA, uma das possíveis causas da morte, terá sido uma hemorragia cerebral, não diretamente relacionada com a doença respiratória que o manteve internado em fevereiro e março.

O pontífice já tinha um histórico de problemas respiratórios. Aos 21 anos, perdeu parte do pulmão direito após uma pneumonia grave e a remoção de três cistos pulmonares, o que reduziu sua capacidade respiratória ao longo da vida.

A última mensagem do papa Francisco foi no domingo de Páscoa (20/4), quando o pontífice refletiu sobre paz e pediu desarmamento em todo mundo.

A morte do chefe da Igreja Católica desencadeia uma série de ritos e tradições no Vaticano. Desde logo, ainda esta segunda-feira, o Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Câmara Apostólica – que anunciou ao Mundo a sua morte -, presidirá ao rito da constatação da morte do Papa e da colocação do seu corpo no caixão.

O funeral será realizado dentro de nove dias, refere a agência italiana Ansa, ao passo que o conclave para eleger o seu sucessor será realizado dentro de um mês.

“Hoje, às 7h35 (horário de Roma, 2h25, horário de Brasília) desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse o camerlengo, cardeal responsável por administrar os bens da Santa Sé quando a Sé Apostólica estiver sem papa. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, completou.

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, foi o 266º pontífice da Igreja Católica e o primeiro de origem latino-americana. FÃ de futebol, quando foi eleito Bispo de Roma, cargo para o qual assumiu o nome de Papa Francisco, o clube San Lorenzo lembrou em suas redes sociais que Bergoglio, além de Papa, era sócio ativo do clube.

Antes de ingressar no sacerdócio, estudou química e trabalhou como técnico na área. Entrou para a Companhia de Jesus em 1958 e foi ordenado padre em 1969. Ao longo dos anos, assumiu diferentes funções na Igreja, tornando-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e cardeal em 2001. Em 13 de março de 2013, foi eleito papa, sucedendo Bento 16.