Totens de monitoramento para segurança de Atibaia estão sendo retirados

Os totens estavam instalados em 16 escolas municipais e 10 praças e esquinas de avenidas importantes da cidade.

Os equipamentos permitiam o monitoramento contínuo (24 horas por dia) e inteligente para respostas mais rápidas das forças de segurança no caso de ocorrências, bem como divulgar avisos e informes de campanhas educativas e preventivas à população. Especialmente nas escolas, os equipamentos contribuirão para prevenir a ocorrência de crimes em geral, aumentando a segurança das crianças, além de inibir a ocorrência de invasões e danos ao patrimônio público.

Os totens estavam instalados em 16 escolas municipais e 10 praças e esquinas de avenidas importantes da cidade.

Além das câmeras, os equipamentos também permitiam comunicação direta de munícipes com o sistema de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência – COI para o caso de ocorrências, emergências, denúncias ou comunicação de crimes em curso. Ao inibir a ocorrência de crimes em seu redor e permitir respostas mais rápidas das forças de segurança, o equipamento e o sistema inteligente de monitoramento e vigilância oferecia aos moradores uma sensação de maior segurança e tranquilidade, contribuindo para a redução dos índices de crimes e para o bem-estar da população.

A administração dos totens ficou a cargo de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Cada totem possuía altura entre 3,60 m e 4,40 m, sendo em aço carbono com estrutura única e resistente a atos de vandalismo; sistema de alto-falantes de alta potência e dispositivo luminoso tipo giroflex; botão e sistema de áudio para comunicação da central de monitoramento com o público local; sistema de reprodução de mensagens de áudio pré-gravadas para divulgação de avisos e informes de campanhas educativas e preventivas; sistema de câmeras com visão 360° simultâneo para monitoramento contínuo e gravação das imagens.

Os totens que estão sendo retirados estavam instalados em 16 escolas municipais: CIEM I, CIEM II, Escola Prof. Francisco da Silveira Bueno, Escola Prof. Guilherme PileggiContesini, Escola Prof. LicinioCarpinelli, Escola Profª. Maria Helena Faria Ferraz, Escola Estudante Nelson Jose Pedroso, Escola Educador Paulo Freire, Escola Rosiris Maria AndreucciStopa, Escola Prefeito Takao Ono, Escola Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera, Escola WaldaPaolinettiLozasso, Escola Professor Waldemar Bastos Buhler, Escola Prefeito Walter Engrácia De Oliveira, Escola Prefeito Gilberto Sant’Anna e Escola Profª. Maria José Cintra dos Santos, e 10 praças e esquinas de avenidas importantes: Av. São João x Av. Jeronimo de Camargo; Av. Jerônimo de Camargo x Av. Cinamomos (Jardim dos Pinheiros); Rua José Pires x Rua Thomé Franco (Mercado Municipal); Al. Lucas Nogueira Garcez x Rua Vladimir Herzog; Al. Lucas Nogueira Garcez (Rotatória do Centro de Convenções); Al. Lucas Nogueira Garcez x Rua Alfredo André; Av. Dona Gertrudes x Rua YolandoMallozi; Av. Santana x Rua Comendador Jácomo Antonio La Selva (Pouso de Asa Delta) e Av. Jerônimo de Camargo, 5900 (Entrada Caetetuba).

 

PREFEITURA

Em Nota, a Prefeitura de Atibaia informou que diante de inexistência de dotação orçamentária, a Gestão Municipal passada não renovou o contrato n. 12/2022 dos totens de segurança (ao todo, 26 totens). O contrato venceu em 13 de setembro de 2024.

A empresa responsável pelos totens já vinha sendo notificada desde o ano passado pela gestão municipal anterior, para realizar a retirada dos equipamentos, mas somente agora procedeu à retirada dos equipamentos mediante notificação da atendimento à Secretaria de Administração.

O município estuda novas tecnologias com o uso de IA para a modernização do sistema de monitoramento, com menor custo e maior eficiência, mantendo-se em todas as possíveis novas configurações a muralha digital.