Grupo Teatral Espírita Juvenil de Atibaia

Em 1942, o jornal O Atibaiense publicou uma breve nota anunciando a fundação de uma nova associação teatral.

Márcio Zago

Até o século XX, grande parte das atividades culturais realizadas nas pequenas cidades do interior recebia forte influência religiosa, sobretudo da Igreja Católica. Missas, procissões, Teatro Sacro, Autos Religiosos, quermesses e festas religiosas eram os principais espaços onde artistas de diversas áreas encontravam oportunidades para apresentar seu trabalho.
Essas ações desempenhavam um papel central na vida social das cidades, funcionando como importantes vetores de identidade e preservação das tradições locais. Essas manifestações ocorriam em diferentes formatos e tinham raízes históricas profundas, refletindo a fusão entre fé, cultura e expressão artística. Na década de 1930, surgiu em Atibaia o Centro Espírita Verdade e Luz, de orientação kardecista. Em 1942, o jornal O Atibaiense publicou uma breve nota anunciando a fundação de uma nova associação teatral: o Grupo Teatral Espírita Juvenil de Atibaia.
O coletivo tinha como propósito a difusão da literatura e das artes em geral, alinhadas aos princípios filosóficos do espiritismo. Entre os nomes mencionados na nota estavam Benedita Gritti, Benedito Antônio Nicolau e Pedro de Vasconcelos, que assinava a direção artística. Pedro Vasconcelos era filho do maestro e advogado provisionado Hilário Beraldo, fundador da bandada Sociedade Musical de Atibaia, que ficou conhecida como Banda do Hilário, uma das primeiras de Atibaia, permanecendo ativa até o final do século XIX.
Irmão dos músicos João Hilário e José Hilário, Pedro Hilário de Vasconcelos destacou-se como o musico mais prolífico da família, consolidando-se como uma figura fundamental na história cultural do município.Foi maestro (e um dos fundadores) da banda União da Mocidade (depois Lyra Atibaiense) e maestro da Banda 10 de Maio, a banda operária. É autor de diversas composições musicais como Didi, Hino ao Trabalho, Capricho de Mulher e outros.
A estréia do grupo teatral espirita ocorreu no dia 20 de junho de 1942 e, segundo o Atibaiense: “Numerosa assistência afluiu ao centro da Praça Aprígio de Toledo, aplaudindo calorosamente os números apresentados”. Meses depois ocorreu outra apresentação do grupo que contou com a execução musical de José Anselmo, Pedro Cerbino, José Leite, Waldemar Bonifácio e do violinista Aldo Abramo. As ações culturais desenvolvidas no Centro Espirita Verdade e Luz foram duradouras, tendo intensa participação da maestrina Aparecida Mary Anselmo, a Cidinha Anselmo, na década de cinquenta, configurando um importante espaço de socialização e estímuloartístico numa cidade até então desprovida e carente de oportunidades culturais.