Atibaia recebe placa da APA do Sistema Cantareira
Por meio da placa, os munícipes e turistas poderão conhecer as características da APA Sistema Cantareira.
Atibaia recebeu neste mês de março a instalação de uma placa da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sistema Cantareira, o principal reservatório de água do Estado de São Paulo. A sinalização foi instalada na Rua José Lucas, em uma parceria entre a Prefeitura, a Fundação Florestal, o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo (DAEE) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
Por meio da placa, os munícipes e turistas poderão conhecer as características da APA Sistema Cantareira, que contém importantes remanescentes florestais e contribui para o sistema hídrico não só da região como do Estado de São Paulo. Esse sistema é formado pelos reservatórios Jaguari, Jacareí, Cachoeira e Atibainha, na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba, e o reservatório Paiva Castro, na bacia hidrográfica do Alto Tietê.
Criada pela Lei Estadual 10.111/1998, a APA Sistema Cantareira tem uma área de 249.200 hectares e abrange sete municípios: Atibaia, Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem.
O objetivo da instalação da placa é conscientizar a população para proteger os recursos hídricos e o patrimônio ambiental da região, uma vez que o Sistema Cantareira é fundamental para o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo, e fazer parte desse sistema coloca Atibaia em um papel estratégico no que diz respeito à preservação dos recursos hídricos.
Atibaia abriga áreas de mananciais e nascentes que contribuem para a recarga do Cantareira, conectando desde Minas Gerais até a Grande São Paulo. Essa característica reforça a necessidade de conservação das matas, rios e parques, garantindo a qualidade e a disponibilidade de água para milhares de pessoas, destacando a importância de políticas públicas e ações locais voltadas para a proteção das nascentes e áreas verdes.