Unidade-Escola: Prefeitura celebra contrato para estudantes de saúde da USF atuarem na UBS do Tanque

Parceria transformou a UBS do Tanque na primeira Unidade-Escola, contribuindo para a saúde pública e a formação profissional no SUS.

Mais conquistas para a saúde pública de Atibaia: um novo aditivo no contrato de parceria com a USF (Universidade São Francisco) foi celebrado nesta última segunda-feira (25), no Campus da universidade, em Bragança Paulista, por meio do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde).

O aditivo do contrato marca o compromisso da gestão com a integração entre ensino e saúde. A parceria transformou a UBS do Tanque “Hélio Bacci” em uma Unidade-Escola, desenvolvendo e levando qualidade para estudantes durante a prática de ensinamentos e aprimorando o atendimento à população no SUS, que já está em funcionamento desde agosto deste ano.

 

 

 

A primeira de Atibaia

A Unidade-Escola é um modelo que oferece aos estudantes um cenário de imersão no SUS, priorizando a formação interprofissional, humanização e a integralidade do cuidado. Com a parceria com a USF, a UBS do Tanque passará a ser uma Unidade-Escola – a primeira do município – com alunos de diversos cursos, como: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e Nutrição, além da residência multiprofissional.

Atibaia ainda terá outra unidade-escola no bairro da Usina. A assinatura do convênio foi realizada também em novembro, mas com a UNIFAAT. Confira mais detalhes no link: https://www.atibaia.sp.gov.br/noticias/saude/sus-prefeitura-de-atibaia-firma-contrato-para-estudantes-de-saude-da-unifaat-atuarem-na-ubs-da-usina .

Contrapartida da Universidade
Como contrapartida, a USF irá disponibilizar um médico de Família e Comunidade, com carga horária de 40 horas semanais, sendo no máximo, 20 horas de preceptoria; e um docente enfermeiro com carga horária de 12 horas semanais para realizar o gerenciamento do estágio junto à gestora da Unidade.

O prefeito Emil Ono destacou sobre a importância de fortalecer a saúde da cidade e formar profissionais com o auxílio da prática do dia-a-dia. “O ensino juntamente com saúde é essencial para garantir um bom atendimento à população e formar profissionais alinhados com o SUS, além do bem-estar de cada paciente”, afirmou.

 

 

A vivência na Unidade-Escola
De acordo com pesquisa realizada com os alunos participantes, 79,3% atribuíram nota 9/10 no aprendizado durante o estágio até o momento; já no quesito de oportunidade de realizar atendimentos com autonomia, 75,9% atribuíram nota 9/10 e 86,2% gostariam de trabalhar no SUS de Atibaia após a experiência na Unidade-Escola.

Diversas atividades são incluídas no projeto, como: acolhimento;
atendimento para adultos, idosos, crianças e gestantes; visita domiciliar; vacinas; procedimentos; consultas odontológicas; educação em saúde; Programa Saúde na Escola; grupos; gerenciamento; cadastramento; além de atendimento farmacêutico e multiprofissional.

UBS do Tanque

A transformação da UBS do Tanque na primeira Unidade-Escola é um marco importante para o município, com consultas individuais e coletivas, além de outros serviços essenciais. A unidade possui 11.720 cadastros e realiza cerca de 8.000 atendimentos e procedimentos no mês, além de gerir três equipes de saúde da família, uma equipe de saúde bucal e uma equipe multiprofissional.

Com a vinda desses estudantes, a unidade estará ainda mais preparada para oferecer um atendimento de qualidade e atender as necessidades de saúde da população.

Sobre a COAPES
O COAPES é um importante instrumento que possibilita a interação entre instituições de ensino e a gestão pública, contribuindo tanto para a formação dos estudantes quanto para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

A Prefeitura de Atibaia já firmou contratos semelhantes com instituições como a UNIFAAT, ETEC e IVENS, recebendo alunos e estagiários da área de saúde em troca de bolsas de estudo e apoio técnico.