Exposição Fotográfica “Acervo Anos 80”, de Euclides Sandoval

Euclides Sandoval

No dia 22 de novembro, será inaugurada a exposição “Acervo Anos 80”, apresentando cerca de trinta imagens do fotógrafo, escritor e jornalista Euclides Sandoval. As fotografias, produzidas em película e recentemente restauradas, foram digitalizadas e tratadas para oferecer um panorama visual da Atibaia daquela época.
A maior parte das imagens foi originalmente publicada no Jornal de Atibaia, onde Sandoval atuou como fotógrafo, redator e diagramador, e no jornal Carta de Atibaia. A curadoria é de Márcio Zago, integrando o projeto “Acervo Euclides Sandoval”, contemplado na categoria Preservação e Digitalização de Acervos, conforme o edital municipal da Lei Complementar 195, também conhecida como Lei Paulo Gustavo.

 

 

Na mesma ocasião, será lançada uma plataforma digital com aproximadamente duzentas fotografias, disponibilizadas gratuitamente para estudantes, pesquisadores e o público em geral. As imagens foram organizadas em pastas temáticas, como Acontecimentos, Cotidiano, Cultura, Esporte, Personalidades, Política e Ruas & Lugares, facilitando a navegação e o acesso ao conteúdo.
A iniciativa contou com o apoio de Camila Sandoval, neta do fotógrafo e Christian Maia na digitalização e destaca Euclides Sandoval como uma figura essencial no terceiro grande período de efervescência cultural de Atibaia, momento em que a cultura local se uniu ao nascente movimento ecológico.
Sandoval foi o primeiro presidente da associação Pedra Grande Inter-Ação Ecológica, que reuniu estudantes, professores, políticos, cientistas e artistas em prol da preservação da Pedra Grande. Esse período sucedeu dois outros momentos culturais marcantes para a cidade: o primeiro, no início do século XX, com a urbanização de Atibaia, e o segundo, no pós-Segunda Guerra Mundial, liderado pelo escritor e fotógrafo André Carneiro.Além da exposição e do lançamento da plataforma, será lançado também um site com informações abrangentes sobre as diferentes áreas de atuação de Euclides Sandoval, incluindo teatro, literatura e jornalismo.
Durante a inauguração, o curador e proponente da mostra, Márcio Zago, oferecerá ao público uma apresentação contextualizada das imagens expostas, abordando o processo de desenvolvimento do projeto e seus objetivos. A apresentação contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade a todos os presentes.

Exposição “Acervo anos 80”, de Euclides Sandoval.
De 22 de novembro a 22 de dezembro de 2024
Abertura: 20 horas
Local: Incubadora de Artistas – Rua José Lucas, 138 – Atibaia – SP.
Recursos da Lei Federal 195/2022 e suas alterações.