Atibaia é a 26ª cidade mais sustentável do Brasil
Município está bem classificado em ranking que comparou 40 indicadores da ISO 37120, baseados em 5 pilares.
O Atibaiense – Da redação
Entre as 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, Atibaia é considerada a 26ª mais sustentável, pelo ranking da BrightCities. Foram considerados 40 indicadores.
Atibaia ficou com uma nota de 6,2 no ranking. A nota mais alta foi 7,09, da primeira colocada Barueri.
A BrightCities é uma plataforma de diagnóstico para cidades que trabalha com mais de 100 indicadores relacionados à ISO 37120 e ODS. Pelo Ranking de Cidades Sustentáveis, a classificação leva em conta 40 indicadores da ISO 37120, distribuídos em 5 pilares: prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.
Entre os 40 indicadores, foram considerados consumo doméstico total de água per capita, despesas de capital, duração média da interrupção de abastecimento de água e de energia, emissão de gases de efeito estufa, mortes no trânsito, acesso à internet, telefonia móvel, total de empresas, de leitos hospitalares, número de médicos, porcentagem da população com emprego em tempo integral, porcentagem da população abaixo da linha de pobreza, coleta de resíduos sólidos e até taxa de suicídios e acidentes industriais foram considerados, entre outros.
Alguns dados curiosos de Atibaia são, por exemplo, o número de acessos à internet por cada 100 mil habitantes: são 38872,9. O acesso a telefonia móvel para cada 100 mil habitantes ficou com média de 139418,8.
A cidade tem 138 leitos hospitalares para cada 100 mil habitantes e 501,7 médicos. Há ainda 6398,4 empresas para cada 100 mil habitantes.
Outro índice interessante é a porcentagem da população com sobrepeso ou obesa. Atibaia chegou a 58,1 no quesito.
O Ranking de Cidades Sustentáveis da BrightCities teve sua primeira edição em 2023, se consolidando como o primeiro a utilizar exclusivamente os indicadores da norma ISO como referência de comparação entre as cidades.
“A Cidade Sustentável é aquela que busca equilibrar seu crescimento econômico com às necessidades de seus cidadãos, adotando práticas que promovem o uso eficiente dos recursos, sejam eles financeiros, ambientais ou humanos, sem comprometer as gerações futuras. Para atingir esse objetivo, são necessários sistemas de avaliação e monitoramento, que auxiliam no direcionamento de políticas públicas e investimentos. A Norma ISO 37120 oferece uma estrutura padronizada e reconhecida internacionalmente que pode ser adotada pelas cidades que estão no caminho da sustentabilidade”, explica a plataforma.
O Ranking busca não apenas reconhecer positivamente as cidades que são referência nacional, mas também fornece uma ferramenta que possibilita entender e avaliar o progresso das cidades do Brasil em direção a um futuro mais sustentável e inteligente.