Prefeitura de Atibaia inaugura “Espaço Cultural Casa do Samba”

O local será dedicado a eventos sobre o tema e promoverá a tradição do samba na cidade.

A Prefeitura, em parceria com a UESA (União das Escolas de Samba de Atibaia), realizou a inauguração oficial do “Espaço Cultural Casa do Samba”, situado na Av. Prof. Carlos Alberto de Carvalho Pinto, 1186. O local será destinado à celebração e promoção da cultura do samba, enriquecendo o cenário cultural da cidade e revitalizando o Carnaval de Rua local.

Obras

Com uma área de 364,20m², o local passou por uma completa reforma que incluiu modernas instalações e áreas de acessibilidade. Foram construídos uma sala de gerência, cozinha completa, área de atendimento, salão principal com palco, além de melhorias como troca de piso e pintura geral.

A obra, que seguiu rigorosos padrões de qualidade e normas técnicas, abrangeu desde a impermeabilização das fundações até a instalação elétrica e hidráulica, garantindo segurança e conforto aos visitantes. Detalhes como paredes de alvenaria, revestimentos em cerâmica e acabamentos em granito foram cuidadosamente planejados para combinar funcionalidade e estética.

Inauguração

A inauguração do espaço foi marcada por muita alegria e emoção. Relembrando os bons tempos do carnaval de rua em Atibaia, escolas de samba como Independência, Fiel Atibaia, Mocidade da Vila e os blocos 60+ e Malandragem do Samba fizeram a alegria dos foliões presentes no evento.

O prefeito Emil Ono, em seu discurso, reafirmou o compromisso com o desenvolvimento cultural e social de Atibaia, oferecendo um espaço ideal para a retomada do carnaval de rua na cidade. “Confesso a vocês que não quis ver a obra antes do dia da entrega e posso dizer que hoje fiquei impactado positivamente com tudo que está sendo apresentado aqui. Que esse espaço seja muito bem utilizado, pois sabemos que o samba tem o poder de seduzir, de harmonizar e, aqui, podemos fazer um resgate do nosso carnaval de rua e manter as crianças focadas na música, na tradição, na emoção. O samba não pode morrer e, com isso, tivemos a coragem de colocar o carnaval na avenida em 2024, de maneira pequena, mas sabendo que foi emocionante para muitas pessoas. A entrega desse espaço ajudará a fomentar a cultura do samba, o carnaval de rua e a nossa tradição”, finalizou.