Quando a sentença não é remédio: a perspectiva de um juiz sobre a mediação

Este é o título do webinar (curso online), gratuito, que ocorrerá em 7 de maio, próxima terça-feira, das 17h às 18h. Em muitas ocasiões, o julgamento de ação judicial, seguindo restritivamente o que dispõe a legislação, não traz o resultado esperado para nenhuma das partes, oportunidade em que a mediação pode solucionar satisfatoriamente o conflito. Nesse evento, o segmento em destaque é a construção civil. Os debatedores serão Sabrina de Mello Hornos, diretora do Centro de Mediação do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo); e Barbara Kelch Monteiro, mediadora e conciliadora judicial e particular de conflitos.
Os palestrantes serão Ana Freire, sócia-fundadora da Mediato – Câmara Privada de Mediação; Luciana Martins Loureiro, também sócia-fundadora da Mediato; e o Juiz de Direito de Atibaia, Dr. Rogério A. Correia Dias. Ana Freire é doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação do Dr. Tércio Sampaio Ferraz Júnior; mestra em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito, com especialização em Law and Economics na Unicamp. É advogada, administradora de empresas, mediadora pelo Método Harvard de Negociação, especialista em Meios Adequados de Solução de Conflitos Humanos, mediadora com Certificação Avançada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML) e vice-presidente da ABRAMAC – Associação Brasileira de Mediação, Conciliação e Arbitragem.
Luciana Martins Loureiro é advogada formada pela PUC/SP; presidente da ABRAMAC – Associação Brasileira de Mediação, Arbitragem e Conciliação; mediadora e conciliadora capacitada pelo Método Harvard de Negociação, mestre em Soluções Alternativas de Conflitos Empresariais pela EPD – Escola Paulista de Direito, especialista em Law and Economics pela Unicamp, pós-graduada em Administração Hospitalar pela FGV/SP, especialista em Responsabilidade Civil por Erro Médico pela University of Delaware e especialista em Psicanálise, Conflitos e Sintomas pela Sedes Sapientiae.
O Dr. Rogério Correia Dias é graduado em Direito (Universidade Mackenzie, 1992), mestre em Direito Processual Civil (PUC-Campinas, 2003), Juiz de Direito no Estado de São Paulo (1995) – titular da 3ª Vara Cível de Atibaia (2006), Juiz Coordenador dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) das Comarcas de Atibaia e de Jarinu; membro do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais – CEBEPEJ. Ele participou do Programa Negociation and Mediation da Universidade de Columbia (New York City – USA, 2013). É docente na UNIFAAT (Atibaia) desde 2004 e tem livros e artigos publicados sobre variados temas. Dedica-se atualmente à desburocratização do processo judicial e à ampliação do acesso à justiça por meio do “tratamento adequado do conflito” (Resolução CNJ nº 125/10).
A realização do seminário é do Sinduscon SP/Centro de Mediação Sinduscon e o parceiro institucional é o jornal O Estado de S. Paulo.