Projeto De Olho nos Rios doa 1.400 mudas de árvores nativas para propriedade rural de Atibaia
Nesta quinta-feira (9), o Projeto De Olho nos Rios realizou a doação de 1.400 mudas de espécies de árvores nativas para o Sítio Bom Plantador, na zona rural de Atibaia, visando o enriquecimento ambiental da área do sítio em processo de restauração e enriquecimento florestal.
Dentre a rica variedade de espécies, havia cereja-do-rio-grande, caja, grumixama, guapuruvu, juçara, uvaia, pitanga, quaresmeira, ipê-branco, jaboticaba, entre tantas outras árvores frutíferas e melíferas, que ajudarão na atração da fauna silvestre e de polinizadores.
Na propriedade, o Projeto De Olho nos Rios também efetuou a implantação de bacias de captação de água da chuva, dentro do plano de requalificação hidrológica que contempla diversas ações para contribuir para a conservação do solo, infiltração da água e perpetuação da biodiversidade local além da implantação de um módulo agroflorestal.
DE OLHO NOS RIOS
O Projeto De Olhonos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.