Foto Cine Clube Bandeirantes em Atibaia

Os prêmios oferecidos aos vencedores do concurso foram entregues no próprio Rosário Hotel

Márcio Zago

Em maio de 1940 o Rosário Hotel, hoje Grande Hotel, abrigou uma exposição de fotografias do embrionário Photo-Clube Bandeirantes, hoje o octogenário Foto Cine Clube Bandeirantes. As fotografias expostas eram de vistas e panorâmicas de Atibaia e foram premiadas em um concurso realizado pelo próprio clube, em São Paulo. Fundado em São Paulo um ano antes, o Clube Bandeirante tornou-se o mais importante foto-clube brasileiro devido à implantação do conceito da fotografia-arte no Brasil, com reconhecimento inclusive de clubes do exterior.
Depois dele, a fotografia passou a integrar-se ao seleto espaço dos museus e galerias, antes reservados apenas à pintura e à escultura. Foi lá, no Photo-Clube Bandeirante, que surgiu a chamada “Escola Paulista de Fotografia”, que mudou o conceito de composição, estilo, recortes e outras possibilidades estéticas até então predominantemente acadêmicas e pictorialistas. Do Foto-clube saíram fotógrafos brasileiros famosos, tais como Thomas Farkas, Geraldo de Barros, German Lorca, Eduardo Salvatore, Chico Albuquerque, Madalena Schwartz, José Yalenti, entre outros. Os prêmios oferecidos aos vencedores do concurso foram entregues no próprio Rosário Hotel, ficando assim constituído: o primeiro e o segundo lugar foram para W. Moretti, que ganhou uma caneta-tinteiro oferecida pelo Rosário Hotel, e um álbum para fotografia oferecido pelo Prefeito Municipal da época, João Batista Conti. Em terceiro lugar ganhou José Yalenti, em quarto novamente W. Moretti e em quinto o Sr. Havergand, todos agraciados com estadias no Rosário Hotel.
No dia seguinte à premiação, os sócios do Foto-clube fizeram uma excursão à Pedra Grande, onde participaram de um convescote (piquenique) também oferecido pelo Rosário Hotel. Num pequeno texto, semanas depois, o jornal O Atibaiense publicou: “Continua despertando interesse a exposição do Photo-Clube Bandeirantes, da capital, exposição essa instalada no salão vermelho do Rosário Hotel. Dezenas de magníficas ampliações fotográficas, de lindas perspectivas panorâmicas de Atibaia, muitas delas inéditas, foram premiadas em recente concurso realizado pelo Photo-Clube Bandeirantes e se acham expostas agora no Rosário. A gerência desse Hotel faz ciente ao público que é franca a entrada da exposição”. Uma hipótese, que arrisco afirmar em razão da cronologia dos fatos, é que esta exposição foi fundamental na formação de André e Dulce Carneiro, os dois fotógrafos de maior projeção de Atibaia. André Carneiro tinha na época dezoito anos e sua irmã onze.
Em textos e relatos do próprio André Carneiro revelam o inicio de sua familiaridade com a máquina fotográfica em fins dos anos quarenta, portanto um pouco depois dessa exposição e já no início dos anos cinquentaele passou a ter forte atuação junto ao Foto Clube Bandeirante, seja como fotógrafo ou cineasta. Período em que sua irmã Dulce também ingressou no clube e na arte fotográfica, tornando-se uma das pioneiras e a principal expoente da fotografia feminina no Brasil. Hoje o nome de André Carneiro figura entre um dos fotógrafos representativos da fotografia modernista no Brasil, graças a essa atuação no foto-clube, com trabalhos expostos de maneira permanente nos principais museus do mundo como o Tate Gallery, de Londres, e o MoMa – Museu de Arte Moderna, de Nova York. Essa exposição ocorrida em 1940 também coloca a pequena e provinciana Atibaia da época, como uma cidade sintonizada com as mais avançadas propostas estéticas da arte fotográfica daquele período.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.