Cresce número de infrações de trânsito em Atibaia

Frota está em crescimento constante, mas comportamento dos motoristas ainda é de desrespeito às regras de trânsito.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem apresentado um crescimento constante da frota de veículos, que já passa das 135 mil unidades, mas os motoristas ainda se comportam como se não houvesse regras a seguir. Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram processadas 13.640 multas de trânsito.
Dados divulgados na Imprensa Oficial do município mostram que em janeiro foram processadas 7.604 multas de trânsito na cidade, com valor estimado de R$ 1,8 milhão. Em fevereiro foram 6.036 multas, com valor estimado de R$ 1,3 milhão.
O número de multas aplicadas pode ser ainda maior se a fiscalização for intensificada. É comum no dia a dia o flagrante de infrações, como parar em fila dupla, estacionar em local proibido, falar ao celular enquanto dirige, falta de cinto de segurança, carros sobre calçadas, ultrapassar o sinal vermelho em semáforos, velocidade excessiva, entre muitas outras infrações.
No coração da cidade, a Praça da Matriz, é comum ver carros estacionados sobre a praça e em espaços que não são vagas. Na Rua José Lucas também ocorre estacionamento irregular sobre a calçada em alguns pontos. Na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez e na Av. Jerônimo de Camargo é comum o excesso de velocidade nos trechos onde motoristas já sabem que não existe radar. Também há estacionamento irregular nessas vias, simplesmente obstruindo uma das faixas.
A imprudência dos motoristas tem resultado em mais acidentes. O número de mortes no trânsito cresceu entre 2022 e 2023. Informações da Secretaria de Segurança pública do Estado relacionadas a registros em B.O. de homicídio culposo por acidente de trânsito mostram que em 2022 houve 14 mortes e, em 2023, foram 26. As lesões corporais culposas causadas por acidentes (quando há feridos) passaram de 156 para 188.
Em 2024 já foram registradas duas mortes no trânsito de Atibaia, uma em janeiro e uma em fevereiro (dados de março ainda não foram fechados). Lesões corporais culposas por acidentes este ano somam 25.
É preciso atenção, tanto de motoristas como das autoridades sobre os dados da cidade uma vez que a frota de veículos não para de crescer. Em dezembro de 2023 eram 134.857 veículos registrados na cidade. Em fevereiro deste ano o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) já registra 135.712 veículos na cidade. são 855 a mais em prazo de dois meses.
Entre janeiro e fevereiro foram incorporados à frota da cidade 434 novos veículos. Se a média for mantida, serão cerca de 5 mil veículos a mais no prazo de um ano.
Levando-se em conta que Atibaia tem se tornado um polo regional, deve-se levar em consideração que o crescimento econômico da cidade colabora com um número ainda maior de veículos circulando pelas ruas e avenidas, já que moradores de municípios vizinhos trabalham e buscam serviços de Atibaia.
Há um crescente número de veículos circulando diariamente pela cidade, com registros de lentidão e até pequenos congestionamentos em determinados locais e horários. E a situação exige investimentos o mais rápido possível.
Algumas obras em andamento já devem colaborar com melhorias, como a duplicação da Avenida Brasil, no Jardim Estância Brasil. O convênio com o Fonplata permitirá também a concretização de novas obras de mobilidade, melhorando a infraestrutura do município.
Há ainda a previsão de que Atibaia receba uma grande obra do governo federal, que é a transposição do Jardim Imperial para o Alvinópolis, por meio de viaduto na Rodovia Fernão Dias.
O novo Plano Diretor, aprovado recentemente, traz, com relação ao trânsito e à mobilidade urbana, eixos de estruturação viária. O Plano de Mobilidade Urbana e o Plano Municipal de Transportes deverão definir os eixos de estruturação, as redes e as tipologias de transporte. O Plano de Mobilidade Urbana ainda deverá definir os empreendimentos impactantes no sistema viário do município sujeito à apresentação de estudos específicos relativos aos impactos no sistema viário.