Workshop sobre as Congadas de Atibaia no Instituto Garatuja
Este evento destina-se a formadores, músicos, artistas e a todos os interessados nessa rica tradição.
Neste domingo, o Instituto Garatuja deu início à sua programação comemorativa aos 40 anos de atuação. No mês de agosto, que é dedicado ao folclore, o destaque principal será o trabalho dedicado às Congadas de Atibaia, por meio do workshop intitulado “Garatuja 40 anos – Dedicação às Congadas e à Cultura de Atibaia”.
As Congadas, uma das mais antigas e marcantes expressões culturais do município, recebeu atenção especial ao longo da trajetória do Instituto, tornando-se uma escolha natural para iniciar nossa celebração. Este evento destina-se a formadores, músicos, artistas e a todos os interessados nessa rica tradição.
O encontro compreenderá palestra, relatos de experiências e vivências práticas, todas relacionadas às diversas manifestações das culturas populares presentes em nossos territórios regionais e locais. Durante o evento, serão compartilhadas as pesquisas, registros visuais e sonoros, além de depoimentos e experiências práticas vivenciadas através do corpo, que exemplificam as ricas culturas de Atibaia. Além disso, exploraremos aspectos essenciais que ampliam a compreensão e o respeito pela territorialidade das nossas manifestações tradicionais.
Um dos temas abordado será a recente experiência do projeto “As Linguagens da Dança”, que a entidade desenvolveu no eixo Educando Através da Dança através da formação das congadas mirins. O projeto “As Linguagens da Dança” foi a única atividade de formação continuada desenvolvida pelo Garatuja em parceria com a Prefeitura de Atibaia até hoje, e teve a duração de quatro anos. As congadas mirins foram ações voltadas à formação e valorização das congadas voltadas às crianças e comunidades escolares. Foram criados grupos de Congadas Mirins em nove escolas, além do Garatuja, e contou com a aceitação e reconhecimento de todos os envolvidos. Este workshop será com Élsie M. da Costa, pesquisadora, criadora do projeto efundadora do Garatuja.
Na semana seguinte o tema terá continuidade com as apresentações cênicas “Peregrina de TybaiAragem”e”Questão de Cultura” duas criações artísticas de cunho autoral que trata sobre os temas da cultura e a natureza e seus símbolos sagrados. As apresentações ocorrerão nos dias 26 e 27 de agosto em comemoração ao dia Internacional do Folclore. Os eventos ocorrerão no Teatro de Bolso de Garatuja com entrada gratuita e fazem parte do projeto GARATUJA – 40 Anos Dedicados às Artes Visuais e Cênicas na Infância e Juventude – Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 51/2021 – Prêmio por Histórico de Realização para Pontos de Cultura. #ProAC2021 . Participe!