Instituto Garatuja – 40 anos de atividades culturais em Atibaia
No mês de outubro, o Instituto de Arte e Cultura Garatuja completa quatro décadas de atividades consecutivas em Atibaia. Atuando na formação e produção em diversas áreas artísticas o Garatuja, como é chamado, teve seu inicio em 1983 com o trabalho voltado ao ensino das artes plásticas para crianças. Pouco depois a dança passou a integrar suas atividades, ampliando também sua faixa etária.
Fundado pelo casal Márcio Zago e Élsie da Costa, o instituto tem em seu extenso currículo projetos em diversas áreas como: cinema, animação, música, dança, gravura, teatro, culturas populares, fotografia, marcenaria expressiva, história em quadrinhos e outras. Para comemorar a data ocorrerão exposições, apresentações, palestras e o lançamento do livro “Movimento & Traçados, Ideias e Ações – 40 anos de Garatuja em Atibaia”.
A publicação está dividida em cinco capítulos. O capítulo”Histórico” contextualiza o surgimento da entidade em relação ao histórico cultural da cidade. O capítulo “Artes Visuais” relata as motivações, os processos e os resultados realizados nessa área pela entidade. É o caso também do capítulo “Dança, Artes Cênicas e Culturas Populares: Trajetórias”. No capítulo “Memória” o destaque são as atividades que foram desenvolvidas visando à preservação de manifestações, pessoas e fatos locais e da região. Já o capítulo “Politicas Públicas” destaca a importância do Sistema Nacional de Culturae traz um histórico de sua implantação na cidade.
A programação completa será finalizada em breve e divulgada aos interessados. Todos os eventos serão gratuitos e fazem parte do projeto GARATUJA – 40 Anos Dedicados às Artes Visuais e Cênicas na Infância e Juventude – Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 51/2021 – Prêmio por Histórico de Realização para Pontos de Cultura.