Atibaia ganha Certificado de Resiliência por ações de redução de risco de desastre
Município também participou de capacitação para elaboração de plano de contingência para rompimento de barragem.
O município de Atibaia recebeu no dia 22 de junho o Certificado de Resiliência do Governo do Estado de São Paulo por ter obtido 71,5 pontos no Programa Município Resiliente, aferidos com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal do programa Município Verde Azul, do governo estadual, e da campanha Construindo Cidades Resilientes, da Organização das Nações Unidas.
Um município resiliente é aquele que tem capacidade se de adaptar, resistir ou se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre natural. Além disso, tem condições de se preparar para lidar com a mudança do clima, absorvendo o conhecimento adquirido no passado para criar planos de ação para serem usados no futuro.
O Programa Município Resiliente estimula as cidades a adotar políticas e ações de redução de risco de desastre e ampliar o acesso a recursos para execução de obras, promoção de estudos de prevenção e aquisição de equipamentos. O certificado concedido à Atibaia foi assinado pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, Henguel Ricardo Pereira.
No mesmo dia da entrega do certificado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Atibaia também participou de uma capacitação para elaboração de plano de contingência para rompimento de barragem com diversos servidores, incluindo representantes das secretarias de Habitação, de Obras Públicas, de Serviços, de Educação e de Meio Ambiente, além da Defesa Civil.