“Cine Casarão” promove exibição de documentário e filme premiado em Atibaia

Sessões acontecem nos próximos dias 12 e 13 de maio e fazem parte do Projeto “ Cuidança” que realiza ações culturais em prol da preservação do Casarão.

Nos próximos dias 12 e 13 de maio, o Casarão abre novamente suas portas para exibições gratuitas de cinema com o “Cine Casarão”. Em abril, a primeira experiência da iniciativa reuniu dezenas de pessoas no sobrado. O objetivo do encontro é promover a fruição do cinema nacional e o acesso a filmes independentes, além de proporcionar ao público a vivência do espaço histórico.

As sessões de cinema fazem parte do Projeto “Cuidança” que promove ações para a manutenção e funcionamento do sobrado, visando o cuidado, garantindo a manutenção deste ponto de cultura, espaço cultural independente e patrimônio histórico e arquitetônico de Atibaia. O projeto foi comtemplado pelo Edital ProAc Expresso Direto nº40/2021. As ações são organizadas e colocadas em prática pela AsPas (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz.

O público presente poderá também acompanhar a Exposição Bordando Memórias, com os trabalhos realizados na Oficina de Bordado ministrada pela artesã Cris Barbosa e realizada em março desse ano. A oficina foi gratuita e aberta a todos os interessados, ensinou e orientou sobre pontos básicos e a criação livre através do bordado manual. Participam da exposição, além da ministrante da oficina, Cris Barbosa, as alunas: Augusta Emiko Lopes, Juliana Bolanho, Meire Eva, Eliana dos Reis, Mônica Massoni Zanoni, Tití Carnelós, Guadalupe Segura Montalvo e Eli Obis.

 

Cine Casarão

Na sexta-feira, dia 12 de maio às 19h30, acontece a exibição do documentário “Hóspedes da Memória”, dirigido pelo artista plástico atibaiense Márcio Zago. O filme aborda a realização da pintura que reproduzia a fachada do antigo Hotel Municipal demolido na década de setenta na parede da Praça do Coreto, seu papel na valorização da memória afetiva de antigos moradores de Atibaia e sua posterior destruição.

Após a transmissão do vídeo, o público presente será convidado a partir de uma roda de conversa com o diretor do filme, Márcio Zago, que é fundador do Instituto de Arte e Cultura Garatuja e idealizador da Semana André Carneiro.

No sábado, a partir das 19h30 acontece a exibição do filme Gaijin – Os Caminhos da Liberdade, dirigido pela cineasta atibaiense Tizuka Yamasaki. O filme, que aborda a imigração japonesa para o Brasil e as difíceis condições de trabalho enfrentadas por essa população, foi premiado por diversos festivais, dentre os quais Festival de Cannes (França, 1980), Festival de Gramado (Brasil, 1980), Festival de Havana (Cuba, 1980) e Festival de Nova Delhi (Índia, 1980).

 

Serviço:

Cine Casarão

Entrada Gratuita

 

Sexta-feira -12/05 às 19h30

Documentário: “Hóspedes da Memória”

Direção: Márcio Zago

2016, 42min

Classificação indicativa: livre

 

Sábado – 13/05 às 19h30

Filme: “Gaijin- Os Caminhos da Liberdade”

Direção: Tizuka Yamasaki

1980, 1h52min

Classificação indicativa: 14 anos

Exposição Bordando Memórias

Entrada Gratuita

Sexta e Sábado, 12 e 13 de maio das 16h30 às 20h30

 

Sobre o Casarão Julia Ferraz

Ponto de cultura e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

 

Sobre a AsPAS

A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.