Atibaia adota medidas mais restritivas entre 27 de março e 5 de abril

Nos próximos finais de semana, haverá barreira sanitária e proibição de venda de bebida alcoólica, entre outras regras que visam conter o aumento de casos e óbitos por Covid-19 no município.

A Prefeitura de Atibaia anunciou nesta quarta-feira (24), medidas mais restritivas para os próximos dias, de 27 de março até a manhã de 5 de abril, após a Páscoa, em função do aumento de casos e óbitos por Covid-19, lotação de leitos de enfermaria e de UTI e da antecipação de feriados na cidade de São Paulo, em uma tentativa de evitar as aglomerações e a consequente transmissão do Coronavírus na cidade.

Nos próximos finais de semana, inclusive no feriado do dia 2 de abril, poderão funcionar apenas hospitais, laboratórios, clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, farmácias, revendedores de produtos médicos e ortopédicos, postos de combustíveis e serviços funerários, de segurança e de transporte público. Restaurantes, padarias, supermercados e similares poderão funcionar somente pelo sistema delivery, ou seja, com entrega a domicílio. Demais serviços estão suspensos.

Durante a semana os serviços não essenciais poderão funcionar pelo sistema delivery ou drive-thru, inclusive nos estacionamentos das vias públicas, até as 20h. Uma medida que a Prefeitura adotou para ajudar os comerciantes e facilitar o acesso aos produtos pelos munícipes, após este horário, apenas com entrega a domicílio.

De 27 de março a 5 de abril ficará proibida a locação de imóveis para temporada, festas e eventos, assim como o transporte de ônibus, micro-ônibus e vans turísticos. Também estará proibida a venda de bebidas alcoólicas, inclusive pelos supermercados, nos finais de semana e no feriado do dia 02/04, e durante os dias de semana entre 20h e 5h. A Prefeitura irá realizará barreiras sanitárias nos principais acessos da cidade dos dias 26 a 28 de março e do dia 1º ao dia 4 de abril.

Desde o início da pandemia, Atibaia buscou garantir o funcionamento da atividade econômica ao mesmo tempo em que prezava pela saúde da população, estabelecendo protocolos rígidos para conter a disseminação da Covid-19. Agora, no entanto, o país vive seu pior momento na pandemia, com um número alarmante de casos, óbitos e internações. A ocupação de leitos do sistema de saúde público do município e da Região Bragantina atingiu 100%, mesmo com a contratação de leitos pela Prefeitura de Atibaia em hospitais da região e a inclusão de mais leitos na Santa Casa de Atibaia para pacientes com Covid-19.

Segundo o prefeito Emil Ono, estas medidas são mais uma ação para conter a Covid-19, “Estamos adotando todas as medidas que estão ao nosso alcance. Implantamos e contratamos novos leitos para tratamento dos pacientes, nos mobilizamos para a compra de mais vacinas, estamos realizando diariamente a desinfecção das ruas e espaços públicos, intensificando as ações de conscientização e fiscalização do comércio e da população em geral e investindo em campanha de conscientização. Mas os números ainda assustam. Esperamos, a partir destas medidas, aumentar a taxa de isolamento social e diminuir a curva de contaminação, evitando um colapso no nosso sistema de saúde e mais óbitos por Covid-19.”

Confira as atividades que poderão funcionar:
Da 0h do dia 27/03 às 5h do dia 29/03 e das 0h do dia 02 às 5h do dia 5/04
– hospitais, laboratórios e clínicas médicas e odontológicas;
– farmácias;
– revendedores de produtos médicos e ortopédicos;
– postos de combustíveis;
– clínicas veterinárias;
– serviços funerários, de segurança e de transporte público.

Confira as principais medidas decretadas:
– Nestes finais de semana, incluindo o feriado do dia 02/04 restaurantes, padarias, supermercados e similares poderão funcionar somente pelo sistema delivery, ou seja, com entrega a domicílio. Demais serviços estão suspensos.

– Durante a semana os serviços não essenciais poderão funcionar pelo sistema delivery ou drive-thru, inclusive nos estacionamentos das vias públicas, até as 20h. Após este horário, apenas com entrega a domicílio.

– Hotéis, pousadas e similares poderão funcionar com até 30% da sua capacidade, bloqueio das áreas comuns e refeições somente nos quartos.

– De 27 de março a 5 de abril ficará proibida a locação de imóveis para temporada, festas e eventos, assim como o transporte de ônibus, micro-ônibus e vans turísticos.

– Barreira sanitária nos principais acessos da cidade a partir do dia 26, com finalidade educativa e para realizar procedimentos de intervenções sanitárias.

– Proibida a venda de bebidas alcoólicas, inclusive pelos supermercados, nos finais de semana e no feriado do dia 02/04, e durante os dias de semana entre 20h e 5h.

– Detalhes sobre as novas medidas poderão ser conferidos no Decreto Municipal 9.492, de 24 de março de 2021.