Atibaia tem 26.882 alunos na rede pública de ensino
Dados são do Censo Escolar 2019, pesquisa estatística que tem por objetivo oferecer um diagnóstico sobre a educação básica brasileira.
O Atibaiense – Da redação
Atibaia contabilizou 26.128 alunos no ensino público, da creche até a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 754 alunos da Educação Especial no ano passado. O total apresentado no Censo Escolar 2019 para o município são 26.882 estudantes, levando-se em conta o quantitativo de matrículas.
Os resultados referem-se à matrícula inicial na Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos presencial Fundamental e Médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional), das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais, em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino.
Também há dados separados sobre as matrículas da Educação Especial (alunos de escolas especiais, classes especiais e incluídos).
Em Atibaia, são 26.882 matriculados no total. Na rede estadual urbana, são 334 alunos do ensino fundamental anos iniciais parcial ; 4.301 do ensino fundamental anos finais parcial; 562 do ensino fundamental anos finais integral; 3.085 do ensino médio parcial; 545 do médio integral; 258 da EJA, ensino fundamental e 474 da EJA ensino médio.
Na rede estadual rural são 130 alunos do ensino fundamental anos iniciais integral; 1.804 do fundamental anos finais parcial e 1.083 do ensino médio parcial.
Não há matrículas de creches e pré-escolas na rede estadual. Na rede rural, não há EJA.
Na rede municipal urbana são 801 matrículas na creche parcial; 1.093 na creche integral; 2.324 na pré-escola parcial; 5.499 no ensino fundamental anos iniciais parcial; 439 no ensino fundamental anos iniciais integral e 70 na EJA ensino fundamental.
Na rede municipal rural são 165 matrículas na creche parcial; 53 na creche integral; 928 na pré-escola parcial; 1.784 no ensino fundamental anos iniciais parcial; 396 no fundamental anos iniciais integral.
Na rede municipal não há alunos do ensino fundamental anos finais e não há ensino médio. A EJA tem somente alunos do ensino fundamental.
Somando-se as matrículas das redes estadual e municipal, são 966 na creche parcial; 1.146 na creche integral; 3.252 na pré-escola parcial; 7.617 no ensino fundamental anos iniciais parcial; 965 no ensino fundamental anos iniciais integral; 6.105 no fundamental anos finais parcial; 562 no fundamental anos finais integral; 4.168 no ensino médio parcial; 545 no médio integral; 328 na EJA ensino fundamental e 474 na EJA ensino médio.
Na Educação Especial (alunos de escolas especiais, classes especiais e incluídos), são 754 matrículas registradas em 2019. Na rede estadual urbana foram cinco matrículas no ensino fundamental anos iniciais parcial; 181 no fundamental anos finais parcial; 19 no fundamental anos finais integral; 58 no médio parcial; nove no médio integral; quatro na EJA ensino fundamental e sete na EJA ensino médio.
Na rede estadual rural são 70 no ensino fundamental anos finais parcial e 21 no ensino médio parcial.
Na rede municipal urbana os alunos da educação especial são: 20 em creche parcial; nove em creche integral; 42 na pré-escola parcial; 203 no ensino fundamental anos iniciais parcial; 19 no ensino fundamental anos iniciais integral e três na EJA ensino fundamental. Na rede municipal rural são três matrículas em creche parcial; uma em creche integral; sete na pré-escola parcial; 61 no ensino fundamental anos iniciais parcial e 12 no fundamental anos iniciais integral.
A soma das matrículas na Educação Especial nas redes estadual e municipal é: 23 em creche parcial; dez na creche integral; 49 na pré-escola parcial; 269 no ensino fundamental anos iniciais parcial; 31 no ensino fundamental anos iniciais integral; 251 no fundamental anos finais parcial; 19 no fundamental anos finais integral; 79 no ensino médio parcial; nove no ensino médio integral; sete na EJA ensino fundamental e sete na EJA ensino médio.
Censo Escolar 2019
O Censo Escolar 2019 traz os números referentes às matrículas da rede pública na educação infantil, no ensino fundamental e médio do ensino regular e do fundamental e médio da educação de jovens e adultos (EJA).
O quantitativo de matrículas na rede pública serve como base para o cálculo dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para fins de distribuição dos recursos do Fundeb, são consideradas exclusivamente as matrículas presenciais das escolas públicas das redes municipais e estaduais, urbanas e rurais, em tempo parcial e integral.
A publicação traz ainda o número de matrículas exclusivas da educação especial (alunos de escolas especiais, classes especiais e incluídos) na rede pública de ensino. As informações também podem ser acessadas pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo levantamento.
A divulgação completa dos resultados do Censo Escolar, que inclui as sinopses estatísticas e os microdados para todas as redes de ensino, está prevista para o final de janeiro de 2020.
O Censo Escolar é uma pesquisa estatística que tem por objetivo oferecer um diagnóstico sobre a educação básica brasileira. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: ensino regular, educação especial, EJA e educação profissional.