A PRIMEIRA VEZ QUE VI O MAR
Foi em 1954 que vi o mar pela primeira vez. Em que mês? Sei lá…Só pode ter acontecido durante as férias escolares. Janeiro? Julho? Não sei.
Foi numa viagem a Santos com a qual o senhor Benedito Vaz de Lima, patrão de meu pai (Quitá), naquela época, nos presenteou. Nessa época meu pai já trabalhava na Bicicletas da Saudade. Alguns anos depois tornou-se sócio do senhor Llima e algum tempo mais tarde comprou a parte do senhor Lima e tornou-se proprietário da bicicletaria que continuou até a década de setenta quando teve de ter fechada em virtude de a problemas de saúde que ele teve..
O senhor Lima nos levou no eu carro e pagou todas as despesas de hospedagem na pensão onde ficamos.
Essa viagem talvez tenha sido uma recompensa a meu pai que trabalhou para ele sem nunca ter tirado férias.
Ficamos hospedados numa pensão que hoje não existe mais, que se localizava em frente à Praia do José Menino.
Ficamos hospedados nessa pensão, cujo nome ainda lembro, que hoje não existe mais, e se localizava em frente à Praia do José Menino. Bem pertinho da praia. Era a Pensão Pompéia. Bastavam alguns passos e logo estávamos na praia.Era uma pensão muito confortável que nos oferecia na hora do almoço e do jantar uma saborosa comida. Tinha ainda o café da manhã com várias frutas e sucos deliciosos
Participaram dessa viagem, além do motorista, que era o senhor Lima, minha mãe, Aparecida, meu pai, o Quitá, eu e meus irmãos, João, Cláudio e Sílvio e ainda minha Tia Cida, irmã do meu pai e o meu primo Zinho, o famoso Cuié, filho dela.
Foi uma estada muito feliz naquela pensão e ficamos mais contentes ainda porque não choveu em nenhum dia.
Qunado fui à praia pea primeira vez no primeiro dia, quando eu vi todo aqueele espaço foi um alumbramento. Era tão grande que parecia não ter fim.
Fui com outros meninos, meus irmãos e meu primo, e andamos bastante pela praia para catar conchinhas e brincamos dentro do mar indo até onde dava pé.Tudo era tão divertido!
Na praia encontramos outros meninos muito legais de quem nos tornamos amigos. E ficamos muitos dias na praia com eles, desfrutando da amizade deles.
Havia perambulando por aquela praia um homem fantasiado de urso. O trabalho dele era carregar crianças e pedir ao companheiro dele para bater fotos. Meu pai contemplou eu e meus irmãos com essas fotos. Eu fique muito engraçado rindo carregado por aquele “urso”. A minha até hoje guardo como lembrança daquele maravilhoso passeio em que pela primeira vez vi o mar.
Naqueles diastão divertidos, o tempo passava muito depressa. No último dia, numa sexta-feira, não fomos à praia. Aquele dia foi reservado para passearmos pela cidade de Santos. Fomos ao aquário e a outras atrações turístivcss. Fomos também conhecer São Vicente, uma cidade vizinha. Evidentemente foi o senhor Lima nos quem nos levou a esses passeios em seu carro.
E assim, naquela sexta feira terminou nosso passeio, que foi muito importante para mim pois foi graças a ele muito me diverti e tive a oportunidade de conhecer o mar.