O poder dos Youtubers é detectado em pesquisa
O título acima é de texto assinado por André Azevedo da Fonseca, professor e pesquisador, e publicado no site Observatório de Imprensa. Quem ainda não tinha colocado as barbas de molho, pode colocá-las agora. Segundo a matéria, o recente relatório Creators Connect: o poder dos YouTubers, produzido a partir de uma pesquisa do Google, “revela um conjunto de dados que nos ajuda a compreender a dimensão dos desafios do jornalismo na era das redes sociais, sobretudo no que diz respeito à credibilidade profissional e à consequente relação de confiança do público na qualidade das informações veiculadas pela imprensa”.
A gigante de tecnologia, que estudou o comportamento dos brasileiros com acesso à Internet, indica quem são os agentes que mais influenciam a opinião das pessoas. A pesquisa revela que 76% dos brasileiros conectados à Internet conhecem o termo youtuber. E, entre eles, 77% acompanham pelo menos um canal.
“No mundo dos vídeos online, os YouTubers estão no comando.” Como podemos observar, entre as pessoas que consomem a plataforma, youtubers (20%) só perdem para familiares (43,1%) e amigos (34,8%) no ranking dos formadores de opinião, sendo mais influentes do que jornalistas (19,1%), influenciadores do Instagram (9,6%) e celebridades da televisão (6,8%). Além de populares, os YouTubers influenciam bastante as decisões de quem está conectado”, enfatiza o relatório.
Para o Creators Connect, escreveu André Fonseca, o diferencial do YouTube em relação à televisão e às mídias tradicionais é o deslocamento entre o que o relatório chama de audiência transferida, quando os comunicadores falam a partir de um veículo que já controla as rotinas de atenção do público; e audiência construída, quando os próprios criadores desenvolvem seu público a partir do zero, fortalecendo gradualmente a sua influência através de um crescimento orgânico.
Isso ocorre na medida em que uma comunidade crescente é estimulada a se identificar não só com o conteúdo, mas com as narrativas – ou, no jargão publicitário, com o storytelling fabulado pelo youtuber para atribuir à sua imagem uma marca de identidade e, acima de tudo, de autenticidade. É a “fórmula do sucesso” dos youtubers. Uau!