Aos Mestres com Carinho
Hoje é dia de lembrarmos daqueles que se dedicam a um dos bens mais preciosos que podemos ter: a Educação. Neste Dia dos Professores, é preciso reconhecer todo o esforço dos profissionais que nos ensinam a ler e escrever, os que nos transmitem conhecimentos nas mais diversas áreas ao longo dos anos. Daqueles que nos ajudam a ter uma profissão.
Além de todo o trabalho e dedicação que sempre foram marcas dos professores, devemos lembrar os desafios que enfrentaram nos últimos dois anos, com a pandemia de Covid-19.
Não só os alunos, mas especialmente os professores precisaram se reinventar, enfrentar as dificuldades que barreiras tecnológicas impunham ao dia a dia, encarar as dificuldades dos alunos e buscar soluções. Muitos trabalharam fora de seus horários de expediente para ajudar estudantes em dificuldade, para adaptar suas aulas às plataformas digitais e, principalmente, para que pudessem dar o melhor de si.
Neste Dia do Professor, mais de 2,5 milhões de professores são comemorados no Brasil. A grande maioria, 2,2 milhões, estão na educação básica e outros 386 mil dão aula na graduação. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2020 e do Censo da Educação Superior 2019, edições mais recentes das pesquisas realizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
É importante discutirmos os desafios que ainda rondam a profissão de professor. Um deles é a valorização, não apenas salarial, mas o respeito à figura do educador.
A expectativa é de que nossos mestres sejam cada vez mais valorizados e possam transmitir, a nossos filhos e netos, o conhecimento adquirido. Nosso parabéns a todos os professores!